Assembleia Geral da UPB aprova, por unanimidade, reforma do estatuto e prestação de contas da entidade
Com foco no fortalecimento institucional e na transparência da gestão, a União dos Municípios da Bahia (UPB) realizou, nesta segunda-feira (15), Assembleia Geral para deliberar sobre a proposta de reforma do Estatuto Social e a prestação de contas da entidade. A reunião foi conduzida pelo presidente da UPB e prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso, em conformidade com as normas estatutárias e contou com a participação a ampla participação de prefeitos de forma presencial e online, incluindo todos os diretores. “Ter em uma assembleia 100% da diretoria presente me dá mais força, energia e vontade de trabalhar ainda mais”, comemorou o presidente Wilson Cardoso ao destacar o clima de unidade no movimento municipalista baiano.

Entre as mudanças no Estatuto foi aprovada a criação da Diretoria de Gestão de Crises Climáticas e a flexibilização para contribuição financeira em serviços de elaboração de projetos de engenharia e arquitetura, permitido inclusive a construção de um cadastro de empresas aptas a atender demandas extras dos municípios que precisem de projetos e não tenham prazo para entrar na ordem de produção da entidade. “Será fantástico porque a UPB vai ter um banco de informação, com empresas sérias e já qualificadas para isso. O município vai ganhar muito tempo”, comemorou o Diretor Parlamentar da UPB e Prefeito de Jequié, Zé Cocá, que também é ex-presidente da entidade.

Nos últimos meses, a entidade elaborou 236 projetos de Engenharia e Arquitetura para os municípios, representando economia de mais de R$3,6 milhões às prefeituras associadas.
A proposta de reforma do Estatuto Social, que visa modernizar a entidade, aprimorar os mecanismos de governança e alinhar a atuação da UPB aos desafios contemporâneos do municipalismo, foi aprovada por unanimidade pelos associados presentes, refletindo consenso e maturidade institucional. Aprovação também concedida à prestação de contas referente às competências dos meses de julho a novembro de 2025, com detalhamento da gestão administrativa e financeira.
Na oportunidade, o diretor tesoureiro e prefeito de Caém, Arnaldo Oliveira, reforçou o equilíbrio das contas da entidade e o enxugamento de gastos com prestadores de serviços, luz elétrica, combustível e aluguel de equipamentos. Os gestores foram informados ainda sobre o andamento da obra de reforma e ampliação do Auditório da UPB, ação que é um dos principais destaques da gestão do presidente Wilson Cardoso, e conhecerem os resultados da entidade relacionados a eventos, apoio na captação de recursos, informações municipais, engenharia, comunicação e controle interno.
Na assembleia, o presidente anunciou a criação de uma premiação, que irá reconhecer os municípios com melhores desempenhos na educação, saúde e segurança pública, a ser entregue sempre no dia 13 de agosto, que é o aniversário da UPB, além da entrega das três Comendas João Durval, do mérito municipalista.
Houve espaço também para um balanço do Encontro Mulheres Municipalistas, realizado no início do mês. A diretora das Mulheres Municipalistas e Prefeita de Ibicaraí, Monalisa Gonçalves Tavares, aproveitou o momento para exaltar a iniciativa e pedir a adesão maior de prefeitas, vice-prefeitas e vereadoras. “É fundamental a participação das prefeitas, vice-prefeitas e vereadoras. Como prefeitas que representam uma região, precisamos dialogar, compartilhar experiências e mobilizar outras lideranças. Em março, teremos um evento muito importante e contamos com o apoio de vocês para enfrentar esse desafio. Esperamos também o engajamento da Diretoria para abraçar essa causa junto conosco, garantindo que possamos, de fato, alcançar resultados concretos”, afirmou.
De abril a novembro deste ano, a UPB realizou 8 capacitações, sendo 6 em formato virtual e 2 presenciais, além de 6 eventos institucionais somando 4.887 participantes qualificados para gestão pública municipal.
“Temos avançado muito e a gente precisa estar cada vez mais juntas”, destacou a vice-presidente e prefeita de Taperoá, Kitty Guimarães. Ainda reforçando a atuação feminina na UPB, foi anunciada a nova Secretária Executiva da entidade, Paula Beatriz. Ela, que atualmente ocupa o cargo de controladora Interna, assumirá a função em 1º de janeiro, em substituição ao superintendente Thiancle Araújo, que se despede da função.


Com ampla participação em diversas falas e intervenções, os prefeitos e prefeitas apontaram para as lutas que a UPB deve abraçar no próximo ano, a exemplo da redução da alíquota patronal do INSS das prefeituras, a implantação da Política de Resíduos Sólidos e uma maior celeridade em perícias médicas para auxílio-doença. Ao final dos trabalhos, a Assembleia reafirmou o compromisso da UPB com uma gestão transparente, democrática e eficiente, fortalecendo a representatividade da entidade e a atuação conjunta dos municípios baianos.
Fonte: UPB
