Profissionais da imprensa são proibidos de fotografar, filmar e ficar na sessão da Câmara de Ibiquera
Na noite da última sexta-feira (16/02) a equipe de reportagem do portal Seligachapada foi impedida de permanecer na sessão da Câmara Municipal, fotografar, filmar ou gravar áudio por ordem do presidente da casa legislativa de Ibiquera, o edil Josafá Barreto de Almeida.
Na saída apenas dois vereadores se pronunciaram sobre o ocorrido, o vereador Fernando do caminhão e o Vereador Francisco Rafael, sendo que foi franqueada a palavra para todos com exceção do presidente da Câmara que saiu despercebido pela equipe que o esperavam para obter alguma resposta, e da vereadora Leninha que não compareceu a sessão.
Os profissionais esperam que seja emitida uma nota explicativa pelo presidente da casa, e que explique o porque da proibição, até mesmo os vereadores desconhecem algum artigo no regimento interno que proíba a cobertura jornalistica das sessões, tanto que em cidades vizinhas como itaberaba a casa legislativa faz questão de transmitir toda a sessão ao vivo. O mais interessante é que apenas o seligachapada foi impedido de fazer o trabalho, pois no local havia outra imprensa que permaneceu até o final da sessão, porém preferiu não se pronunciar.
O roteiro da matéria jornalistica seria então apresentar a população os trabalhos dos vereadores, com uma filmagem da sessão e a fala dos vereadores.
Veja o que diz o artigo Artigo 220 da Constituição Federal.
Artigo 220. A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição .
§ 1º Nenhuma lei conterá dispositivo que possa constituir embaraço à plena liberdade de informação jornalística em qualquer veículo de comunicação social, observado o disposto no art. 5º, IV, V, X, XIII e XIV.