Noticias

Seabra será a sede do Rally da Chapada em janeiro

O Rally da Chapada inicia 2026 com a edição Seabra, capital da Chapada Diamantina. Considerado o principal evento de aventura da Bahia, o rally acontece no dia 24 de janeiro e terá um percurso de aproximadamente 100 km pelas estradas vicinais do município.

A prova, no formato de gincana automotiva, reúne praticantes do esporte a motor e amantes do turismo de aventura, que precisam cumprir uma série de tarefas sociais, como a doação de alimentos, e ambientais, a exemplo do plantio de mudas nativas da região da Chapada Diamantina.
Com o apoio da Prefeitura de Seabra, o Rally da Chapada chega à sua nona edição com o objetivo de fomentar o turismo de aventura e destacar os principais destinos da Chapada Diamantina.

Fotos: Elaine Quirelli

As inscrições já estão abertas na plataforma Sympla para duplas, nas categorias Turismo 4×2 e Adventure 4×4. O evento contará ainda com um passeio guiado para convidados e participantes, conduzido pela equipe de profissionais experientes do rally.

De acordo com Roberto Nunes, um dos organizadores do Rally da Chapada, a região chapadeira é um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil. “O nosso evento tem procurado valorizar os passeios em atrações turísticas como grutas, cachoeiras e montanhas”, afirma.

Após a participação na gincana, os competidores costumam aproveitar a programação para curtir com amigos e familiares atrativos como banhos de cachoeira e visitas às diversas grutas e paisagens naturais da região. “A Chapada Diamantina também é rica em gastronomia, e municípios como Seabra têm fortalecido a sua infraestrutura hoteleira”, destaca Nunes.

Fotos: Elaine Quirelli

A edição Seabra do Rally da Chapada vai passar por locais históricos, como o sítio arqueológico do bairro da Caixa D’Água, a Estrada Real, a Vila Campestre e o povoado Lagoa Boa Vista, onde estão a Igreja do Bom Jesus e o Cemitério Bizantino.

O Rally da Chapada conta com o apoio da Prefeitura de Seabra e o patrocínio do Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Turismo e da SUDESB, além da Petrobahia, Instituto de Desenvolvimento de Pesquisa (IDP) e Calcário do Rio Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.