Satélite Chinês Chang’e 5 cruzou o céu do nordeste brasileiro nesta segunda (23)
O foguete batizado de Longa Marcha 5 (Chang’e 5), que foi lançado do centro espacial Wenchang na ilha tropical de Hainan na China, nesta segunda-feira (23/11) às 4h30, ou seja 17h30 horário de Brasília, cruzou o céu do nordeste Brasileiro sendo fotografado e filmado por milhares de pessoas.

Ilustração: Reprodução/Agência Espacial Europeia
O clarão no céu gerou um verdadeiro alvoroço nas redes sociais e há centenas de fotos e vídeos nas redes sociais.
Ilhéus, Bahia pic.twitter.com/9EAWu5IqgG
— bi sex uau (@forrozeiraaa) November 23, 2020
De acordo com Nicolas Oliveira, astrofísico e doutorando do Observatório Nacional, o clarão, muito provavelmente, é o efeito dos módulos de propulsão de um foguete lançado, nesta segunda, pela China. “Eles lançaram, há pouco mais de duas horas um foguete levando a bordo os módulos da missão lunar Chang-e 5. A missão tem como objetivo coletar amostras da superfície da Lua para análise”, explicou. E acrescentou: “o que foi visto, muito provavelmente, é o efeito dos módulos de propulsão do foguete. Para sair da atmosfera da Terra, a rota de sua trajetória estava prevista para passar acima da América do Sul”.

A missão Chang’e 5 ganhou esse nome em homenagem a uma deusa da lua na mitologia chinesa. A passagem do foguete pôde ser vista em vários municípios do Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí e Bahia.
*Com Informações do Correio24horas.