Famtour apresenta potencial turístico de Itaetê na Chapada Diamantina
Com belas paisagens naturais, cachoeiras e um dos cartões-postais mais conhecidos da Chapada Diamantina, o Poço Encantado, o município de Itaetê recebeu, no último fim de semana, um grupo formado por 22 operadores, agentes de viagens e guias de turismo. A visita teve como objetivo apresentar os principais atrativos e a infraestrutura local para recepção de turistas.

A viagem de familiarização, conhecida como famtour, foi promovida pela Secretaria de Turismo do Estado da Bahia em parceria com a Prefeitura de Itaetê. A ação integra o programa de interiorização do turismo, que busca ampliar a oferta de roteiros e experiências no interior baiano. Itaetê faz parte do Circuito Diamantino de Santa Dulce dos Pobres, o mais novo roteiro de turismo religioso da região.
O grupo saiu de Salvador em ônibus e percorreu as rodovias BR-324, BR-116 e BA-046, em um trajeto de aproximadamente seis horas até Itaetê. Ao chegar, os participantes foram recepcionados com um almoço típico, com pratos regionais como galinha caipira e carne do sol. Em seguida, realizaram um passeio pela orla fluvial do Rio Paraguaçu.
A programação incluiu visitas à Gruta da Lapa do Bode, conhecida pelas formações rochosas, ao Poço Encantado, famoso pela coloração azulada de suas águas, à Barragem Bandeira de Melo, no assentamento Colônia, que dá acesso à Cachoeira do Bom Jardim, além do povoado Europa, às margens do Rio Una. O roteiro contou ainda com passeio de barco pelo Rio Paraguaçu.
Durante a visita, os profissionais também conheceram a rede de hospedagem e os estabelecimentos gastronômicos do município, que conta com oito pousadas e diversas opções de restaurantes, avaliando a capacidade de Itaetê para receber visitantes.
Segundo o agente de turismo Anderson Gomes, da agência San José Tour, o município reúne infraestrutura adequada e forte contato com a natureza, oferecendo opções tanto para quem busca aventura, como trilhas, quanto para quem prefere relaxar, com banhos de rio e cachoeira.
A agente Priscila Gomes, da Top Glamour Viagens, destacou as possibilidades de criação de novos roteiros, como o ciclismo da fé ao longo do Caminho Diamantino de Santa Dulce, além de atividades de aventura no Rio Paraguaçu, com passeios de balsa.
A iniciativa foi bem avaliada pelos participantes. Para Plínio Mesquita, da TopTour Viagens e Turismo, a experiência foi positiva e inédita, ao permitir que agentes de viagens de Salvador conhecessem de perto os destinos do interior da Bahia por meio de uma ação governamental.
Antes da realização do famtour, a Secretaria de Turismo do Estado esteve em Itaetê promovendo cursos de capacitação e um diagnóstico técnico sobre o potencial turístico do município. O prefeito Zenildo Matos destacou a importância do apoio do Governo do Estado e afirmou que a prefeitura tem investido em projetos como as intervenções na orla do Rio Paraguaçu para fortalecer o turismo local.
Fonte: Ascom Setur Bahia
