Criação da Universidade Federal da Chapada Diamantina e do Território de Irecê é tema de audiência pública nesta sexta
A Assembleia Legislativa da Bahia realiza, nesta sexta-feira (27), na Câmara de Vereadores de Irecê, a partir das 10 horas, uma audiência pública para discutir a criação da Universidade Federal da Chapada Diamantina e do Território de Irecê. O evento terá a presença de autoridades do estado, como o secretário da Casa Civil, Afonso Florece, do ex-deputado Bira Coroa, de lideranças políticas locais, como o vice-prefeito de Irecê, Erício Batista, o vereador Flávio Cordeiro, e a ex-vereadora de João Dourado, Rita de Cássia, e de movimentos populares que defendem a causa.
Robinson Almeida destaca a importância da luta pela nova unidade de ensino público superior na Bahia para o desenvolvimento da região. Ele recordou da criação de outras Universidades no estado, como a Federal do Oeste (UFOB), a Federal do Recôncavo e a Federal do Sul da Bahia nos governos Jaques Wagner (PT) e Lula (PT).
“Essa audiência é um passo importante na luta para consolidar a interiorização da educação superior na Bahia, iniciada nos governos Lula e Wagner, para fortalecer o desenvolvimento inclusivo regional em nosso estado. A participação popular é importante para que, através dessa escuta, possamos fundamentar, com informações e dados, o pedido para o Ministério da Educação”, disse o Robinson Almeida, líder da Federação PT, PC Do B e PV.
O território de Irecê é uma região do Semiárido baiano que abrange 20 municípios, possui economia e cultura próprias, onde vivem mais de 450 mil habitantes. A Chapada Diamantina engloba 24 municípios, faz divisa com municípios de vários territórios de identidade da Bahia e têm quase 400 mil habitantes.