CIPPA Lençóis desmantela arena de rinha de galos e apreende armas em São Desidério
Durante operação de patrulhamento ambiental realizada na tarde da última terça-feira (22), por volta das 16h, a Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA) de Lençóis desarticulou uma arena clandestina de rinha de galos no povoado de Palmeiras, zona rural de São Desidério, Oeste da Bahia. Na ação, também foram apreendidas armas de fogo artesanais e materiais utilizados para caça ilegal.

A equipe da CIPPA realizava rondas de rotina quando foi abordada por um transeunte que denunciou a existência de uma residência onde ocorria a criação e uso de galos em rinhas, prática proibida pela Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98, Art. 32). Ao averiguar a denúncia, os policiais encontraram uma estrutura montada para rinhas, com arenas fixas e móveis, além de 26 galos em condições de maus-tratos, muitos com esporões mutilados, o que configura crime ambiental.

No local, os agentes também localizaram três espingardas artesanais, uma armadilha do tipo tatuzeira, dois frascos contendo chumbo e pólvora e uma capa para arma de fogo. O responsável pelo imóvel não foi identificado durante a ação.

Devido à inviabilidade de transporte dos animais no momento da operação, os galos foram contabilizados e deixados no local. Já os materiais ilícitos foram apreendidos e encaminhados à 11ª Coordenadoria de Polícia do Interior (11ª COORPIN), onde foram apresentados para as medidas cabíveis. Foi lavrado um auto de constatação detalhando toda a ocorrência.
A ação reforça o compromisso da CIPPA Lençóis no combate a crimes ambientais e na proteção da fauna silvestre, intensificando a fiscalização em áreas rurais com histórico de práticas ilegais.