Noticias

Prefeitura de Andaraí realiza reunião com presidentes de associações, pequenos e médios produtores e anuncia destinação de recursos próprios para socorrer os produtores

Nesta segunda-feira (11/12), diante da necessidade, urgente, de ações emergenciais a fim de não permitir a destruição dos sonhos dos pequenos e médios produtores de Andaraí, que por muitos anos dedicaram toda sua força na realização do sonho de produzir e agora se veem na eminência de perder tudo, o prefeito Wilson Cardoso, realizou uma grande reunião na sede do município com presidentes de associações e produtores com objetivo de ouvi-los, fazer um levantamento cadastral da situação de cada um e assim direcionar as medidas de suporte conforme cada demanda e necessidade.

A reunião ficou denomina como “MOMENTO DE AÇÃO, UNIÃO, FÉ e TRABALHO”, o prefeito anunciou a compra imediata de 80 toneladas de milho, além de briquete de algodão, com 100% de RECURSOS PRÓPRIOS do município, como uma alternativa de alimentação para salvar os animais, já que não existe mais pastagem ou capoeira, só terra batida.

O Município de Andaraí já vem realizando ações no auxílio aos produtores, já foram perfurados nos últimos dias mais 04 poços artesianos, e a Secretaria de Agricultura está realizando a instalação. Além dessas perfurações com recursos do município, Cardoso solicitou ao governador Jeronimo instalações com energia solar de outros poços já perfurados, mas em áreas que não têm energia elétrica, o que foi prontamente atendido. Uma verdadeira operação de Guerra buscando todas as estratégias possíveis para minimizar os impactos da seca”. Afirmou Wilson Cardoso.

Com a participação dos vereadores na reunião, em mais uma ação de UNIÃO E RECONHECIMENTO que o momento exige, Wilson sugeriu, e foi acatado de imediato, que 50% do recurso, que equivale à 500.000,00 (quinhentos mil reais) que será devolvido pela câmara municipal agora no final do ano de 2023, seja utilizado para atender a situação de emergência na zona rural.

A segunda-feira foi dedicada a ação em prol do socorro à zona rural, foi realizado a atualização do cadastro de todos os produtores a fim de levantar a quantidade de animais de pequeno, médio e grande porte, bem como aves, esse levantamento é de suma importância para que sejam distribuídos da melhor forma o milho e o briquete de algodão, que alimentarão os animais, evitando que morram de fome.

Nesta terça-feira (12/12), a equipe da secretaria de agricultura estará na zona rural cadastrando os produtores que não puderam vir à reunião, “O objetivo é não deixar um produtor em situação difícil de fora, queremos atender a todos” reforçou o secretário de Agricultura Dau Carpina.

Wilson informou ainda na reunião, que já foram protocolados ofícios aos Governos Estadual e Federal em busca de mais recursos, reforçou que não irá parar com as ações até que a chuva chegue e normalize a situação, uma vez que o momento é muito grave, tem pequenos produtores que já perdeu mais de 60% do seu rebanho.

O encontro foi bastante produtivo, vários produtores usaram o microfone par apresentar  a sua situação e verbalizarão que a ação do prefeito trouxe uma nova esperança.

Para todos os presentes ficou claro que só a “UNIÃO FORTALECE”, e uma verdadeira corrente do bem foi gerada e vários produtores foram se sensibilizando e colocando-se à disposição uns dos outros para ajudar no deslocamento dos insumos, demostrando que Andaraí a cada dia avança com união e amor.

Cardoso informou ainda que o Governador Jerônimo fará uma reunião emergencial para avaliar todas as demandas solicitadas do município Andaraí e de todos que compõe o Consórcio Chapada forte.

CURTA NOSSAS REDES SOCIAIS

  

Atenção, não somos responsáveis pelos comentários