Noticias

Prefeitos e prefeitas do Consórcio Chapada Forte, realizam reunião emergencial para discutir um plano de ação em combate a seca nos Municípios Consorciados

Os prefeitos e prefeitas dos 29 municípios consorciados do Chapada Forte se reuniram nesta terça-feira (05/12) em uma assembleia de urgência, para a elaboração de um plano de ação no combate à seca nos municípios consorciados. A reunião foi bastante proveitosa, iniciando por volta das 10h e terminando depois das 14h30, onde contou com a participação de Jeandro Ribeiro, Diretor-Presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), diretamente do seu gabinete em Salvador de forma online.

Como resultado da reunião, ficou aprovado por unanimidade o encaminhamento de ofícios ao Governador Jerônimo Rodrigues e ao Ministro Chefe da Casa Civil, Rui Costa, requerendo que sejam tomadas medidas emergenciais que podem evitar mais prejuízos aos produtores e pecuaristas dos municípios consorciados. São elas:

  • Instalação imediata de poços já perfurados nos municípios.
  • Abastecimento através de carro-pipa para dessedentação dos animais e para o consumo humano.
  • Viabilização do abastecimento dos carros-pipa junto à EMBASA sem custos para os municípios.
  • Aquisição de alimentos para os animais.
  • Subsídio no preço do milho e ampliação dos centros de distribuição para facilitar a operação de guerra, com instalação de um novo centro de distribuição na sede do município de Andaraí, localidade central para os municípios consorciados.
  • Liberação imediata do pagamento do Garantia-Safra.
  • Liberação de todos os decretos de emergência enviados pelos municípios do consórcio.
  • Agilidade do INEMA em liberar as outorgas, ou permissão para que a COELBA possa fazer a instalação elétrica nos poços já perfurados de forma emergencial.
  • Além dos temas citados acima, vários outros foram debatidos durante a reunião, buscando solucionar emergencialmente a seca que assola os municípios consorciados.

E ainda como deliberação dos prefeitos e prefeitas, foi feita a solicitação de uma reunião com o governador Jerônimo para apresentar e discutir as ações emergenciais propostas e preventivas no combate à seca.

Todos os municípios que compõem o Consórcio Chapada Forte e estão em estado de emergência estão priorizando a aplicação de receitas em ações direcionadas à minimização dos impactos da seca.

Por Kleber Medrado DRT-BA 6598/BA

Atenção, não somos responsáveis pelos comentários