Polícia Ambiental prende suspeitos de tráfico de aves silvestres em Lençóis, na Chapada Diamantina
Uma operação da Polícia Militar Ambiental resultou na prisão de dois homens que transportavam 46 aves silvestres, entre elas, espécies ameaçadas de extinção, na madrugada desta segunda-feira. Os criminosos foram flagrados com os animais em caixas de papelão no porta-malas de um carro, na BR 242, próximo ao Povoado de Iuna.
Segundo a Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental, CIPPA/Lençóis, os suspeitos tentaram se passar por motoristas com problemas mecânicos, mas foram abordados pela guarnição que fazia rondas na região. Entre as aves apreendidas, havia filhotes de papagaio e arara-canindé, que são muito procurados no mercado ilegal de animais.
Os homens foram conduzidos à Delegacia de Seabra, onde foram autuados por crime ambiental, previsto no Art. 29, § 4°, Inc. IV da Lei 9605/98 – Crimes contra o meio ambiente. Eles podem pegar até três anos de prisão e pagar multa. Os animais foram resgatados e serão encaminhados para um centro de reabilitação.
A Polícia Militar Ambiental reforça o seu compromisso com a preservação da fauna e da flora da Bahia, e pede à população que denuncie qualquer tipo de agressão ao meio ambiente.