Confira como foi o Festival de Igatu em Andaraí 2024
Nos dias 23 e 24 de agosto, a pequena Vila de Igatu, no coração da Chapada Diamantina, foi marcada por um evento que reuniu música, arte e tradição em um cenário que respira história. A 14ª edição do Festival de Igatu, um dos eventos culturais mais aguardados do interior da Bahia, trouxe um misto de nostalgia e inovação, celebrando a cultura local e atraindo visitantes de todos os cantos do país.
O Festival de Igatu 2024, evento patrocinado pela Bahiagás, trouxe o tema “É tempo de fazer amigos”, refletindo a essência acolhedora da comunidade. Gratuito e ao ar livre, o festival ofereceu ao público uma programação musical diversificada, com grandes nomes da música brasileira. Artistas como Vanessa da Mata, RocK Beats, Alexandre Leão e Adelmo Casé subiram ao palco, trazendo um repertório que conduziu os presentes para uma outra época, quando o brilho das pedras preciosas guiava a vida na região. “”O Festival de Igatu é um evento que ganhou meu coração há alguns anos, a vila é um encanto, que respira arte, onde o tempo parece que passa mais devagar, suas águas e povo são fontes de boas energias”, disse Renata Santana (GEOPE), presente no evento.
Desde a sua primeira edição, o evento vem se consolidando como um palco para artistas consagrados e uma oportunidade para que o público se reconecte com suas raízes culturais. Ao longo dos anos, o festival já recebeu nomes de peso como Maria Gadú, Zeca Baleiro, Marina Lima, Margareth Menezes, Luiz Caldas e muitos outros.
Igatu – Conhecida como a “Machu Picchu da Bahia”, Igatu é uma vila que desafia o esquecimento. Com apenas 380 habitantes, suas ruínas de pedras, herança dos tempos áureos do garimpo, contrastam com a exuberância da natureza ao redor, compondo um verdadeiro museu a céu aberto. Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 2000, a vila preserva uma arquitetura única, símbolo de resistência e memória.
- FONTE: Bahiagás – Fotos e Vídeos: Seligachapada.com.br