INSS no Nordeste oferece mais de 1.700 vagas para avaliação social neste final de semana
Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realizará um amplo mutirão de avaliação social em diversos municípios nordestinos nos dias 25 e 26 de maio (sábado e domingo), das 7h às 17h horas. Serão ofertadas cerca de 1.700 novas vagas destinadas a pessoas que precisam do atendimento inicial ou que já têm data marcada e desejam antecipá-la. Os agendamentos devem ser feitos previamente pelo telefone 135 ou pela internet, através do site ou aplicativo Meu INSS.
O mutirão faz parte do Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social e visa agilizar o atendimento da população, diminuindo o tempo de espera pela conclusão do requerimento do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
O benefício assistencial operacionalizado pelo INSS é destinado a idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade social. A avaliação social e a perícia médica são etapas obrigatórias da análise do pedido para a pessoa com deficiência.
Quem pode solicitar o Benefício de Prestação Continuada (BPC)
Tem direito ao BPC à pessoa com deficiência quem se enquadra nos seguintes critérios: comprovar a deficiência e possuir renda familiar de até ¼ do salário-mínimo por pessoa, calculada com as informações do Cadastro Único (CadÚnico) e dos sistemas do INSS. O Cadastro Único, que é administrado pelos Cras, deve estar atualizado há menos de dois anos e conter o CPF de todas as pessoas da família.
Além disso, também é necessário não ser titular de outro benefício, exceto assistência médica e pensão especial de natureza indenizatória. Não é preciso ter contribuído para o INSS para ter acesso ao benefício, que tem o valor mensal de um salário mínimo (R$ 1.412).
Confira locais de atendimento
Paraíba:
Agências Tambauzinho, João Pessoa Centro, Guarabira, Dinamérica, Tiradentes, Sousa, Monteiro, Serra Branca, Teixeira, Catolé do Rocha, São Bento, Cajazeiras, Itaporanga, Pombal e Princesa Isabel.
Ceará:
Agências Itapipoca, Camocim, Sobral, Fortaleza Centro-Oeste, Icó, Iguatu e Juazeiro do Norte.
Pernambuco:
Agências Salgueiro, Caruaru, Garanhuns, Encruzilhada e Pina.
Alagoas:
Agências Almirante Álvaro Calheiros, Tabuleiro do Martins, Jatiuca, Arapiraca e Penedo.
Sergipe:
Agências Siqueira Campos e Propriá.
Bahia:
Agências Getúlio Vargas, Milton Gomes, Juazeiro, Irecê e Tucano.
Créditos: Mariana Melo/ACS – SRNE – Foto Divulgação INSS