Em Itaberaba, pré-candidata à presidência da OAB-BA participa de lançamento de pré-candidaturas de subseção local

A pré-candidata a presidente da OAB da Bahia, Daniela Borges, vai estar presente ao evento de lançamento das pré-candidaturas dos advogados Etienne Magalhães e Déborah Carvalho à presidência e vice-presidência da subseção de Itaberaba. A pré-candidata a vice-presidente da seccional baiana, Christianne Gurgel, também participa do evento, que acontece a partir das 17h desta quinta-feira (7).

Imagem reprodução

Daniela ressalta a importância da subseção de Itaberaba, que abrange 28 cidades da região. “Temos em Itaberaba e região uma advocacia pujante, que enfrenta desafios diários frente às dificuldades que se ampliam para advogadas e advogados do interior”, afirma.

A advogada reitera que um dos grandes desafios para a advocacia baiana é a falta de atendimento efetivo por parte do Poder Judiciário. “Esse é um problema estrutural que afeta todo o estado. Mas sabemos que existem algumas dificuldades que se amplificam no interior, a exemplo da falta de comarcas em determinadas cidades, que fazem com que a advogada e o advogado tenham que se deslocar para outros municípios. Isso resulta em um atraso ainda maior dos processos”.

A pré-candidata lembrou do esforço da OAB da Bahia para evitar o fechamento de comarcas por parte do Tribunal de Justiça. “A cobrança que fazemos não diz respeito apenas à advocacia, mas a toda à sociedade, afinal os maiores penalizados com essa situação são o cidadão e a cidadã, que têm o seu acesso à Justiça restrito”.

Daniela diz ainda que, em meio aos desafios enfrentados na questão do Poder Judiciário, é preciso também encarar os ataques à advocacia, com as constantes violações das prerrogativas da profissão. “Nossa luta por uma advocacia respeitada e fortalecida é contínua. Tudo o que queremos, como advogadas e advogados, é viver de forma digna da nossa profissão, para que possamos cumprir a nossa missão de atender àqueles que buscam por Justiça. E para isso precisamos defender, sobretudo, as nossas prerrogativas”.

A pré-candidata reforça que essa é uma luta comum de advogadas e advogados de todo o estado. “É fundamental termos a referência das lideranças das subseções, que relatam esses desafios na ponta. Em Itaberaba, sabemos que Etienne e Déborah estão preparados para encarar essa luta ao nosso lado e realizar todos os enfrentamentos necessários para a valorização da nossa profissão”, conclui Daniela.

O pré-candidato à presidência da subseção de Itaberaba, Etienne Magalhães enfatiza que o maior problema enfrentado por advogadas e advogados da região está na ineficiência do Poder Judiciário. “Temos como norte analisar a realidade de cada uma das 28 cidades que integram a subseção, de modo a tornar viável a atuação da Ordem em busca de melhorias. Nesse contexto, o apoio dá seccional se mostra indispensável e todos nós de Itaberaba sabemos das virtudes de Daniela Borges e Christianne Gurgel, assim como temos certeza do apoio que teremos nesse particular e em todas as demandas que se mostrem necessárias em favor da valorização da advocacia”, afirma.

Daniela Borges e Christianne Gurgel são as primeiras mulheres a disputar, juntas, os dois principais cargos na linha de frente da seccional baiana. Essa também pode ser a primeira vez, em quase 90 anos de história, que a OAB-BA terá uma liderança feminina ocupando a presidência da entidade. As eleições acontecem no dia 24 de novembro.

Kleber Medrado

Kleber Medrado é Jornalista com base na Decisão do STF 511.961, na qual já exerce a profissão oficialmente desde 09/12/2013, quando criou o site SeLigaChapada.com.brSão anos de experiencia e reconhecimento em toda região onde o site tem cobertura de forma oficial.

%d blogueiros gostam disto: