Noticias

Chapada Diamantina vai receber oficinas do Programa Bahia Sem Fogo

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), por meio do Programa Bahia Sem Fogo, iniciam em novembro uma série de oficinas e capacitações sobre práticas agrícolas sustentáveis e o uso de ferramentas de georreferenciamento destinados à prevenção e o monitoramento dos incêndios florestais na Chapada Diamantina.  A primeira oficina intitulada de “Reflexões sobre Práticas Alternativas ao Uso do Fogo” ocorrerá no dia 23, no município de Jacobina, já a capacitação em “Uso de Ferramentas Tecnológicas” acontece em dois momentos, nos dias 26 e 27 de novembro, em Andaraí, bem como nos dias 28 e 29 na cidade de Piatã.

Imagem divulgação – ASCOM SEMA

O coordenador de Programas e Projetos da Sema, Pablo Rebelo, explica que as atividades estão contempladas nas metas estabelecidas no Plano de Ações Preventivas e Preparação para os Incêndios Florestais de 2024. “Com essas temáticas, procuramos levar para a população técnicas e práticas mais seguras, evitando os danos causados pelos incêndios nos ecossistemas, sensibilizando os participantes sobre os impactos sociais, culturais, econômicos e ambientais do uso inadequado do fogo”.

Com metodologia participativa de escuta nas comunidades,mesclando teoria e prática, os temas e locais de realização das oficinas, atendem ao levantamento de informações colhidas junto aos moradores das regiões visitadas pela Caravana Bahia Sem Fogo, que percorreu, no primeiro semestre de 2024, os municípios mais afetados pelos incêndios florestais.

Com carga horária de 16h cada, as iniciativas contam com a parceria da empresa Bracell, por meio do Acordo de Cooperação Técnica n° 01/2023, e tem como públicos alvos comunidades rurais, servidores municipais e brigadistas voluntários. 

Serviço: Oficina Reflexões sobre Práticas Alternativas ao Uso do Fogo

Data: 23/11  

Local: Jacobina

Capacitação “Uso de Ferramentas Tecnológicas” voltadas para confecção de mapas para planejamento, prevenção e monitoramento dos Incêndios Florestais.   

Data: 26 e 27 (Andaraí) – 28 e 29 (Piatã)

Fonte: ASCOM SEMA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *