Vulcão Cumbre Vieja entra em erupção nas  Ilhas Canárias

O vulcão na ilha de La Palma, nas Ilhas Canárias (Espanha), entrou em erupção neste domingo (19/09), segundo especialista a a possibilidade de um tsunami na Bahia é remota.

O risco de um possível tsunami no Brasil, devido à erupção vulcânica na ilha de La Palma, nas Ilhas Canárias, foi descartado pelo pesquisador Carlos Teixeira do Instituto Labomar (Instituto de Ciências do Mar), vinculado à UFC (Universidade Federal do Ceará).

Segundo o acadêmico, o fenômeno que ocorre na parque Cumbre Vieja, a oeste da África tem sido monitorado, mas ainda é tido como pequeno e que “em nenhum momento” está gerando ameaça de tsunami no país.

Não há motivo para pânico. Não há nenhum alerta de tsunami e nenhum perigo de tsunami no Brasil. A gente não precisa se preocupar”, afirmou o cientista“.

O complexo vulcânico de Cumbre Vieja não registrava uma erupção erupção desde 1971.

O vulcão é o único que, em caso de erupção, seria capaz de provocar um tsunami com força suficiente para chegar à costa brasileira, principalmente a cidade de Salvador na Bahia, o que não é o caso da erupção deste domingo.

Uma coluna de fumaça e cinzas se formou durante a erupção do vulcão no parque nacional Cumbre Vieja em El Paso, nas ilhas Canárias de La Palma.

Lava e fumaça foram projetadas durante a erupção.

O vulcão na ilha de La Palma entrou em erupção por volta de 11h12 no horário de Brasília (15h12 no horário local).

Veja mais em:  https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2021/09/19/pesquisador-descarta-tsunami-no-brasil-apos-erupcao-nas-ilhas-canarias.htm

Kleber Medrado

Kleber Medrado é Jornalista com base na Decisão do STF 511.961, na qual já exerce a profissão oficialmente desde 09/12/2013, quando criou o site SeLigaChapada.com.brSão anos de experiencia e reconhecimento em toda região onde o site tem cobertura de forma oficial.

%d blogueiros gostam disto: