Noticias

Vale do Capão celebra a gastronomia e cultura da Chapada no Festival Guisado de Saberes

Nos dias 18 e 19 de outubro, o Vale do Capão, Chapada Diamantina, festejará a arte gastronômica local no primeiro Festival Guisado de Saberes. Uma oportunidade para turistas que visitam o Capão experimentar a comida regional e contemporânea.

O evento faz parte do projeto de Capacitação em Culinária Guisado de Saberes, cujo objetivo é estimular o empreendedorismo de mulheres e jovens negros (as) que gostam de cozinhar e nunca tiveram a oportunidade de participar de um curso profissionalizante, fortalecendo a economia local e promovendo a inclusão social, com a valorização das culturas e pessoas da região. Ao todo 30 estudantes participaram de 5 cursos gratuitos, ocorridos entre julho e outubro. Tiveram aulas sobre técnicas básicas de culinária, gastronomia vegana, baiana, panificação e confeitaria, com profissionais das áreas. Além desses 30 estudantes, outras pessoas da comunidade foram impactadas pelo projeto, que também chegaram junto como assistentes ou ouvintes das aulas.

“A profissionalização e o domínio de habilidades são caminhos para libertação e autonomia. A cozinha, com suas práticas e tradições, não é apenas um espaço de alimentação, mas também de criatividade e expressão cultural. É através dessas experiências que podemos desafiar e transformar as narrativas impostas por uma sociedade racista e desigual.” Afirma Poliana do Anjos, fundadora do Abará da Poli e uma das idealizadoras do projeto Guisado de Saberes.

Fotos Divulgação – Hewelin Fernandes

Para a agricultora e professora de circo, Mara Santos, “os cursos foram uma oportunidade de aprender novas formas de cozinhar e técnicas que ajudam no dia-dia da cozinha”. Já para a professora da escola Comunitária Brilho do Cristal, Elidiane Souza, o curso de culinária vegana foi uma grande surpresa: “eu aprendi que é possível criar receitas gostosas e saudáveis sem a utilização da proteína animal”.

Vale do Capão — O Vale do Capão, também conhecido como Caeté-Açu, é uma charmosa vila localizada na Chapada Diamantina, no município de Palmeiras, Bahia. É um destino muito procurado por quem busca contato com a natureza, tranquilidade e um ambiente acolhedor. Um lugar que abraça não só turistas, como pessoas do mundo todo, por isso se tornou um local cosmopolita. O povoado está a aproximadamente 476 km de Salvador e a 72,5 km de Lençois, com estradas acessíveis.

SERVIÇO:
Evento: Festival Guisado de Saberes; Quando: sexta (18) e sábado (19); Horário: a partir das 16h;
Onde: Vila do Vale do Capão (Caeté-Açu), Chapada Diamantina
Assessoria de Imprensa: Hewelin Fernandes (DRT/BA 2214) (71)99181.8505 (whatsapp);

Festival no Instagram: @abaradapoli_

Realização Abará da Poli com patrocínio do Guaraná Antarctica e FAZCULTURA, Governo do Estado da Bahia, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.

Depois de tantos aprendizados chegou a hora de mostrar o resultado, essa é a missão principal do Festival Guisado de Saberes. Durante o evento, uma feira será montada para que as “guisadeiras” possam vender seus quitutes com receitas que aprenderam nos cursos e as tradicionais de sua cultura. O Festival também apresentará artistas de circo, espetáculo de dança afro, hip hop, samba com os grupos Samba Chula Filhos de Oyò, Quilombo Seabra e Yayá Massemba. O festival encerra com o show da banda afrolatina de ska e reggae Skanibais.

Atrações:

As informações e fotos foram cedidas por Hewelin Fernandes – Instagram @abaradapoli_

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *