Noticias

Tempestade de raios sem chuva ilumina o céu da Chapada Diamantina neste domingo (14)

Uma tempestade de raios sem chuva, também conhecida como dry lightning, surpreendeu e assustou os moradores de várias cidades na Chapada Diamantina na noite deste domingo (14). O fenômeno foi registrado em vídeo em algumas cidades da região, como Seabra, Livramento de Nossa Senhora e Irecê.

dramatic clouds on sky during thunderstorm above dry terrain
Imagem Ilustrativa – Brett Sayles

Segundo especialistas, a dry lightning ocorre quando as nuvens de tempestade estão muito altas e a umidade do ar é muito baixa, fazendo com que a chuva evapore antes de chegar ao solo. No entanto, os raios continuam a se formar e a iluminar o céu com flashes intensos.

A tempestade de raios sem chuva é considerada perigosa, pois pode provocar incêndios florestais e danos à rede elétrica. Além disso, pode ser confundida com outros fenômenos celestes, como a queda de meteoros.

A recomendação dos especialistas é que, em caso de tempestade de raios, as pessoas evitem ficar em locais abertos, como campos, praias e montanhas, e procurem abrigo em construções sólidas e protegidas. Também é aconselhável desligar os aparelhos eletrônicos da tomada e evitar o uso de telefones celulares e sem fio.

A Chapada Diamantina é uma região de grande beleza natural, com cachoeiras, grutas, trilhas e formações rochosas. É um destino turístico muito procurado por quem gosta de aventura e contato com a natureza. No entanto, também é uma área sujeita a fenômenos meteorológicos incomuns, que exigem atenção e cuidado dos visitantes e moradores.

A TV Aratu (SBT), noticiou o fato na manhã desta segunda-feira (15/01), confira.

CURTA NOSSAS REDES SOCIAIS

  

Atenção, não somos responsáveis pelos comentários