Sorvete de frutas, tempero de ervas, leite de cabra e requeijão cremoso no Rural Produtivo da TVE

Neste sábado (2), o Rural Produtivo destaca o município de Uauá, no território de identidade Sertão do São Francisco. O programa mostra uma cooperativa onde são produzidos picolés e sorvetes de frutas nativas, um grupo de mulheres que produz e comercializa temperos de ervas da caatinga e, ainda, o aumento da capacidade de produção de leite de cabra no local. Também mostra a receita de requeijão cremoso em Queimadas e o som de Dagui Guizzo e Wagner Rosa. A exibição será às 14h, com horário alternativo na segunda-feira, às 6h, e, nas sextas-feiras, às 19h30.

Foto: Divulgação

Na comunidade de Lages das Arueiras, no município de Uauá, a Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), tem melhorado a qualidade de vida das famílias por meio do beneficiamento de frutas nativas da caatinga. A cooperativa foi contemplada com novos equipamentos, reforma e adequação da agroindústria, além de treinamento adequado, que resultou em aumento e diversificação na produção de picolés e sorvetes, garantindo segurança alimentar para as famílias e ampliação no acesso ao mercado de trabalho.

O programa também visitou um grupo de mulheres que produz conservas e temperos oriundos da agricultura familiar, na comunidade de Testa Branca. A reforma da fábrica, acompanhada de assessoramento técnico continuado, fortaleceu os quintais produtivos e as organizações da agricultura familiar local, incentivando as famílias no cultivo de hortaliças para consumo próprio e para comercialização, valorizando ainda mais os produção do município.

A atração semanal também destaca a produção de leite de cabra na Associação de Testa Branca. A atividade econômica se tornou a mais produtiva e lucrativa da agricultura familiar da região. Com a implantação de um laticínio de leite de cabra, se obteve aumento na capacidade de produção diária, gerando emprego e renda, beneficiando mais de 200 famílias e elevando o patamar do leite e a viabilidade econômica da sua produtividade.

Já em Queimadas, na região sisaleira, a equipe do Rural Produtivo aprendeu uma receita de requeijão cremoso, feito pela agricultora e cozinheira Dinalva do Vale, da comunidade Várzea da Capoeira. E curtiu o som gostoso de Dagui Guizzo e Wagner Rosa de Senhor do Bonfim.

O Rural Produtivo é exibido, também, em horários alternativos, às segundas-feiras, às 6h, e, às sextas-feiras, às 19h30. Pode ser assistido, ainda, por meio do site, do Youtube e do Facebook da TVE.

Serviço

Programa Rural Produtivo

Sábado (2), às 14h. Horários alternativos: segundas-feiras, às 6h, e, às sextas-feiras, às 19h30

Onde: TVE, Youtube, Facebook e no www.tve.ba.gov.br/tveonline

Fonte: Ascom/Irdeb

Kleber Medrado

Kleber Medrado é Jornalista com registro profissional 0006598/BA, editor Chefe do SeLigaChapada.com.br Desde 2013 trazendo informações da região Chapadeira para o mundo.

%d blogueiros gostam disto: