Sema e Inema discutem uso sustentável da Bacia do Rio Utinga

O secretário do Meio Ambiente, João Carlos Oliveira, e a diretora-geral do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Márcia Telles, receberam na tarde desta quinta-feira (13) os deputados estaduais Jacó Almeida Neto, Eduardo Alencar e Marcelo Veiga, para dialogarem sobre o uso sustentável dos recursos hídricos da Bacia do Rio Utinga.

Os deputados estaduais apresentaram a problemática do uso racional das águas do Rio Utinga. “Estamos vivendo um momento confortável, tendo em vista que nos períodos de chuva a situação é amenizada pela recarga hídrica, com oferta regular e níveis de água compatíveis com a demanda ao longo do rio. Entretanto, essa situação não será a mesma nos próximos meses, e precisamos discutir soluções para o conflito hídrico na região”, afirmou o deputado Jacó Almeida Neto.

“O Governo do Estado tem investimentos para melhorar as condições na época de crise hídrica, como o Projeto de Revitalização da Microbacia do Rio Utinga e APA Marimbus/Iraquara; ações de limpeza da calha do rio, reflorestamento, entre outras”, afirmou a diretora do Inema, destacando que o volume de água captado na Bacia do Rio Utinga é maior do que a vazão que o rio permite.

O secretário ressaltou a participação dos Comitês de Bacias Hidrográficas no avanço das discussões sobre o uso sustentável dos recursos hídricos. “Vamos agendar uma audiência em conjunto com a secretaria da Casa Civil para tratar dos problemas enfrentados pelo Rio Utinga. Precisamos repactuar as demandas do uso da água, mas de maneira sustentável e racional por meio de negociação. E a esfera para discutir isso são os comitês de bacia, onde tem a participação do Estado, dos usuários de água e da sociedade civil”, pontuou.

Também participaram da reunião, Jeandro Ribeiro, chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR); os técnicos da Cerb, Pedro Fabiano e Marcus Bulhões; a técnica da Bahiater, Célia Watanabe; o diretor de Águas do Inema, Eduardo Topázio; e a técnica da Sema, Larissa Cayres.

%d blogueiros gostam disto: