Noticias

Sefaz lança novo site para facilitar ainda mais o acesso aos serviços fazendários

Desenvolvido como uma ferramenta totalmente funcional e voltada para atender de forma ágil, intuitiva e amigável às demandas por informações e serviços por parte de empresas e cidadãos, já está no ar o novo site da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz), no endereço www.sefaz.ba.gov.br. Pautado na simplicidade, o novo site é resultado de criterioso processo de estruturação com foco na usabilidade das funções institucionais da Secretaria.

Com foco na facilidade de uso, por exemplo, o novo site leva em conta a familiaridade dos usuários com a estrutura de navegação do antigo, mantendo desta forma a mesma disposição dos canais de interação com seus públicos-alvo, que não terão dificuldade para localizar a informação ou o serviço desejado. O eixo central, assim, segue vinculado ao pagamento de tributos, ao lado de outros campos voltados para a prestação de serviços fiscais e tributários, a veiculação de notícias, aos programas institucionais e à prestação de informações técnicas.

O design é intuitivo e possui navegação amigável, possibilitando aos usuários encontrarem facilmente informações e serviços desejados. O site é também responsivo, o que garante uma experiência consistente em diversos dispositivos, como desktops, tablets e smartphones.

De acordo com o secretário da Fazenda do Estado, Manoel Vitório, o lançamento do novo site representa um avanço significativo na modernização da prestação dos serviços públicos vinculados à Sefaz-Ba. “O fisco baiano é um dos mais avançados do país em uso de tecnologias para tornar a fiscalização mais assertiva e oferecer melhores serviços, e esta visão é refletida no novo site”, afirma.

Por se tratar de um site com grande volume de informações e serviços, a Sefaz-Ba buscou “uma abordagem centrada no usuário”, observa ainda o secretário. “A plataforma busca facilitar o acesso a serviços fiscais, melhorar a comunicação e contribuir para uma experiência mais eficiente e transparente no âmbito da gestão tributária”, conclui.

Uma das características-chave do novo site é a sua capacidade de oferecer acesso rápido aos serviços e informações por meio da Carta de Serviços. O documento apresentado em destaque oferece 176 serviços online prestados pela Secretaria. “Os contribuintes podem efetuar consultas sobre impostos, emitir certidões negativas, acompanhar processos, além de realizar diversos outros procedimentos diretamente pela plataforma online do site, evitando a necessidade de deslocamentos presenciais ou chamadas telefônicas”, esclarece o Superintendente de Desenvolvimento da Gestão Fazendária, Félix Mascarenhas.

Canais

A prioridade do novo site continua sendo facilitar o acesso do contribuinte aos serviços da Sefaz. Desta forma, a Carta de Serviços e o Balcão Virtual foram repaginados, tornando-se ainda mais interativos, disponíveis e de fácil utilização.

O menu de navegação disponibiliza canais de acesso semelhantes aos do site atual da Sefaz-Ba. O canal da Inspetoria Eletrônica reúne os principais serviços voltados aos contribuintes: DAEs (Documentos de Arrecadação Estadual) para pagamentos de ICMS, IPVA, ITD e Taxas, certidões negativas de débitos de tributos, Nota Fiscal Eletrônica – NF-e e Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e), Guias de Liberação de Mercadorias, dentre outros, além de consultas a andamento de processos.

Os demais canais disponibilizados no menu principal são os de Finanças Públicas, Controle Interno, Legislação, Conselho de Fazenda, Educação Fiscal e Institucional.

Segurança e privacidade

A segurança e a privacidade dos dados dos usuários também foram tratadas como prioridades durante o desenvolvimento do site. Mecanismos robustos de proteção foram implementados para garantir a confidencialidade das informações submetidas pelos usuários na execução dos serviços online.

O novo site da Sefaz também aprimorou requisitos como a transparência e a comunicação com o público. Os cidadãos e contribuintes também dispõem de maior volume de dados disponíveis para se manterem informados sobre as novidades, mudanças na legislação e outras informações relevantes para o cumprimento das suas obrigações fiscais.

Fonte: Ascom/Sefaz

CURTA NOSSAS REDES SOCIAIS

  

Atenção, não somos responsáveis pelos comentários