Seabra: Estudantes da Escola Família Agrícola (EFATEC) iniciam processo de formação em Educomunicação
Nos próximos meses, os estudantes do 3º ano do curso técnico em Agropecuária da Escola Família Agrícola do Território da Chapada Diamantina (EFATEC), em Seabra, experimentarão a integração entre o desenvolvimento do pensamento crítico e o domínio de técnicas digitais. O projeto “EduCampo: Educação e Comunicação nas Escolas Família Agrícola”, iniciado em maio deste ano e que se estende até setembro, visa promover práticas educomunicativas. O objetivo é capacitar os jovens para que se tornem autônomos, capazes de disseminar o conhecimento adquirido e documentar seus processos educativos.
O Projeto propõe aos estudantes uma reflexão em temas relacionados ao território e à influência da mídia sobre os jovens do meio rural. A formação objetiva-se também estimular os estudantes a utilizarem a Educomunicação para defenderem seus direitos e os direitos de suas comunidades.
A educomunicação, conceito cada vez mais essencial no ambiente educativo atual, integra educação e comunicação, fomentando o desenvolvimento de competências comunicativas nos alunos, ao mesmo tempo que promove reflexões sobre questões sociais, culturais e ambientais. O EduCampo visa não apenas aperfeiçoar as habilidades de expressão dos estudantes, mas também capacitá-los a usar a comunicação como instrumento de conscientização, diálogo e transformação em suas comunidades.
Anna Paula, professora da EFATEC, falou da expectativa da formação na Escola. “Falar da Educomunicação na nossa instituição é muito importante. Com ela, os nossos alunos poderão aprender técnicas de comunicação através da fotografia e do audiovisual para dar visibilidade as suas comunidades”. Além disso, Anna fala que o Projeto dialoga com os princípios da escola que é unir a escola, a família e a comunidade.
A oficina Educampo é cuidadosamente estruturada para abranger uma variedade de conteúdo, incluindo jornalismo, produção de conteúdo digital, ética na comunicação e habilidades interpessoais. Os alunos terão a oportunidade de aprender não apenas por meio de palestras e atividades práticas, mas também por meio de projetos em equipe que os desafiam a aplicar seus conhecimentos em situações do mundo real.
“Nosso objetivo é proporcionar aos alunos uma chance única de não apenas aprimorar suas habilidades técnicas, mas também de se tornarem pensadores críticos”, destaca Diosvaldo Filho, instrutor da oficina Educampo. “A educomunicação é uma estratégia eficaz que empodera os jovens a expressarem-se, colaborarem e interagirem com o mundo à sua volta”, acrescenta Filho.
A colaboração entre a Escola Livre de Audiovisual da Chapada Diamantina, a Escola Família Agrícola, o campus XXIII da UNEB-Seabra e a ArteQuilombo demonstra o empenho dessas instituições em fornecer uma educação integral, alinhada às necessidades contemporâneas. O programa EduCampo está equipando os alunos não só com habilidades de comunicação, mas também com a consciência cidadã necessária para reconhecer o papel crucial de suas vozes na promoção do progresso social.
Rose Caroline, formadora no projeto, comenta: “Com a continuidade da formação EduCampo, espera-se que os participantes não apenas desenvolvam habilidades valiosas, mas também se transformem em agentes de mudança, contribuindo para o desenvolvimento de suas comunidades e para a criação de um futuro mais informado e igualitário”.
Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Seabra e tem apoio financeiro da Prefeitura Municipal de Seabra-BA através da Diretoria de Cultura, Esporte e Lazer via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. A Paulo Gustavo Seabra foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar no 195, de 8 de julho de 2022.
Fonte divulgação: Diosvaldo Pereira – UNEB