Tremores de terra assusta moradores de jacobina na Chamada Diamantina

De acordo com o Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), entre domingo (9) e esta quinta-feira (13), onze tremores de terra foram registrados em Jacobina. Os abalados mais fortes tiveram suas magnitudes preliminares calculadas em 2.1 e 2.0 mR – estes ocorridos no domingo, às 20h51 e 20h54 respectivamente – e 2.4 mR, ocorrido às 21h36 desta quarta-feira (12).

Imagem reprodução Jacobina Notícias

Uma moradora da localidade de Guaribas, próximo ao povoado de Olhos D’água, entre os município de Miguel Calmon e Jacobina, falou com a redação do Jacobina Notícias, relatando que sentiu sua casa sacodir, às 21h35.

Gostaria de relatar um tremor de terra na comunidade de Guaribas, em Olhos D’água do Genipapo. As paredes da casa da minha mãe balançaram deixando todos em pânico. Estou tremendo até agora, porque fica próximo a mineração também“, disse a mulher que pediu para não ser identificada, ao Jacobina Notícias.

Na manhã desta quinta-feira (13), a moradora disse ainda que outros moradores também sentiram os tremores do último domingo. Segundo a mulher, as serras que aparecem nas imagens são de uma área explorada pela mineradora Yamana Gold e acredita que os tremores têm relação com detonações no subsolo.

Nota da Yamana Gold

A Jacobina Mineração/Yamana Gold – JMC tomou ciência, através do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis), sobre os eventos sísmicos ocorridos esta semana em Jacobina. Importante lembrar que a JMC segue realizando monitoramento regular e inspeções diárias das suas barragens. Estas atividades são realizadas por equipes especializadas. Após inspeções geotécnicas realizadas nas barragens hoje (13/1), não foram identificadas anomalias ou alterações em decorrência dos eventos sísmicos ocorridos. A avaliação dos instrumentos de monitoramento também não indicou alterações e continuam com leituras normais.

As barragens continuam seguras, operando normalmente e com declaração de condição de estabilidade validada junto à Agência Nacional de Mineração (ANM).

*Fonte Jacobina Notícias

Kleber Medrado

Kleber Medrado é Jornalista com registro profissional 0006598/BA, editor Chefe do SeLigaChapada.com.brDesde 2013 trazendo informações da região Chapadeira para o mundo.

%d blogueiros gostam disto: