Neoenergia Coelba amplia investimentos na Chapada Diamantina

O sistema elétrico da chapada diamantina ganhará importantes reforços ao longo deste ano. A Neoenergia Coelba realizará a entrega de, pelo menos, oito obras estruturantes que irão garantir maior confiabilidade ao fornecimento de energia na região. Entre ações como extensão de rede e implantação de novos equipamentos na rede elétrica, haverá a entrega de uma nova subestação que permitirá ampliar a oferta de energia em municípios como Ruy Barbosa, Itaberaba, Boa vista do Tupim e Seabra.

Imagem Ilustrativa

Até o final do segundo trimestre de 2022 serão entregues oito obras para extensão de rede, que beneficiarão as cidades de Mucugê, Piritiba, Nova redenção e Palmeiras. As entregas fazem parte de um plano estratégico da companhia que visa garantir um sistema elétrico robusto, para atender à crescente demanda dessa importante região para o turismo baiano.

“Sabemos da importância que a Chapada Diamantina tem para o estado, principalmente no setor turístico. Por isso, estamos empenhados em entregar obras e serviços que visam ampliar a oferta de energia na região. E contribuir para o desenvolvimento dos 28 municípios que integram a Chapada”, afirma o superintendente do setor Oeste da Neoenergia Coelba, Leonardo Silva.

Já em 2020, a Neoenergia Coelba iniciou a ampliação dos investimentos na região, com a entrega de uma nova subestação de energia na cidade de Boninal. A estrutura conta com um transformador de potência 26,6 MVA, 4 alimentadores de 34,5kV e é suprida pela Linha de Distribuição de 138 kV, também concluída, entre Mucugê e Boninal II, com 76 quilômetros de extensão.

Nova subestação será entregue na cidade de Itaberaba

A expansão da rede elétrica também ocorrerá na região de Itaberaba, que ganhará mais um reforço no sistema de distribuição de energia. No final do último ano a companhia iniciou a construção de uma nova subestação na região, a SE Itaberaba II. A nova estrutura permitirá uma maior oferta de energia. Quando entregue, a nova subestação beneficiará diretamente mais de 50 mil consumidores. O empreendimento que está sendo construído na zona rural do município, e deverá ser entregue até terceiro trimestre de 2022.

A SE Itaberaba II também trará benefícios ao sistema elétrico da zona urbana e parte da zona rural dos municípios de Ipirá e Boa Vista do Tupim. O empreendimento que terá capacidade de 10/12,5 megavoltampère (MVA) e cinco alimentadores, será o segundo construído pela companhia em Itaberaba. A nova subestação irá contribuir para o crescimento econômico e social da região, já que antecipa à demanda energética crescente, ampliando a oferta de energia elétrica e possibilitando a atração de novas empresas e grandes clientes.

Sobre a Neoenergia Coelba – A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia, empresa da Neoenergia, é a terceira maior distribuidora de energia elétrica do país em número de clientes e a sexta em volume de energia fornecida, sendo a maior do Norte-Nordeste. Presente em 415 dos 417 municípios baianos, a Neoenergia Coelba tem uma área de concessão de 563 mil quilômetros quadrados, com mais de 6 milhões de clientes (mais de 15 milhões de habitantes).

Kleber Medrado

Kleber Medrado é Jornalista com registro profissional 0006598/BA, editor Chefe do SeLigaChapada.com.brDesde 2013 trazendo informações da região Chapadeira para o mundo.

%d blogueiros gostam disto: