Municípios baianos sobem de categoria no Mapa do Turismo

Mais de 20% dos municípios turísticos da Bahia subiram de categoria no Mapa do Turismo publicado nesta segunda-feira (26). Destaque para Ilhéus, importante polo turístico do Estado, que passou para a categoria ‘A’.

A avaliação do desempenho econômico da atividade turística no município é feita a cada dois anos, juntamente com a atualização do Mapa do Turismo, quando se faz necessário cumprir requisitos estipulados pelo Ministério do Turismo (MTur) a exemplo do Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do MTur (Cadastur), que se tornou obrigatório nesta última atualização.

O Cadastur é um sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo e garante diversas vantagens e oportunidades aos seus integrantes, além de ser uma importante fonte de consulta para o turista. Com a obrigatoriedade, a Secretaria do Turismo do Estado da Bahia (Setur), promoveu palestras e oficinas nas 13 zonas turísticas para conscientizar da importância do cadastro, além de disponibilizar técnicos em algumas regiões para realizarem o mesmo.

Além do Cadastur, são analisadas as documentações que comprovam a existência de setor responsável pela pasta do turismo, Conselho Municipal ativo, dotação orçamentária para o desenvolvimento da atividade, bem como participarem de uma Instância de Governança Regional institucionalizada.

O diretor de Regulação e Certificação de Serviços Turísticos da Setur, Divaldo Borges, já convoca os municípios a estarem atentos para a obrigatoriedade do próximo remapeamento, em que uma das novas exigências será o Plano Municipal de Turismo. O atual Mapa do Turismo foi publicado nesta segunda-feira (26), e a Bahia passou a contar com 133 municípios.”

Fonte: Ascom/ Setur

error: Conteúdo bloqueado...
%d blogueiros gostam disto: