Morro do Chapéu recebe Caravana Bahia Sem Fogo pela primeira vez e abre etapa da ação na Chapada Diamantina
O município de Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, recebeu pela primeira vez a Caravana Bahia Sem Fogo, iniciativa do Governo do Estado voltada à prevenção de incêndios florestais. A ação marcou, na terça-feira (13), o início da nova etapa do programa na região, com uma série de atividades educativas, palestras e articulações com autoridades locais.

O evento de abertura ocorreu no Centro Cultural Judith Arlego, onde representantes da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e de outros órgãos parceiros se reuniram com a gestão municipal. Durante a apresentação, Pablo Rebelo, coordenador de Programas e Projetos da Sema, explicou os pilares da iniciativa:
“O Bahia Sem Fogo atua de forma integrada na prevenção, monitoramento e resposta a incêndios florestais, além de fomentar ações de restauração ambiental. A Caravana leva essa abordagem não apenas às grandes cidades, mas também a áreas rurais e comunidades tradicionais”, destacou.
Ainda pela manhã, integrantes da comitiva concederam entrevista à rádio Brilhante FM 100.3, reforçando o convite à população local para colaborar com práticas de manejo controlado do fogo, evitando queimadas ilegais e acidentes ambientais.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Fredson Valois, celebrou a chegada do projeto:
“É um momento importante para Morro do Chapéu. A Caravana Bahia Sem Fogo se alinha totalmente com o nosso compromisso de preservar os recursos naturais. Colocamos toda a estrutura da Secretaria à disposição para fortalecer essas ações preventivas”.
No turno da tarde, alunos da Escola Municipalizada Yeda Barradas Carneiro participaram de uma palestra interativa, abordando os riscos das queimadas e a importância da preservação ambiental. A ação educativa foi destacada por Simone Sodré, coordenadora regional do Inema em Seabra:
“Ao levarmos esse conhecimento às crianças, formamos multiplicadores da consciência ambiental. É esse diálogo direto com a população que faz a diferença nas regiões mais vulneráveis aos incêndios”, avaliou.
A programação contou ainda com a participação de representantes da Superintendência de Defesa Civil do Estado (Sudec), da CIPPA/Lençóis, do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), do Prevfogo/Ibama e de técnicos da Sema, Inema e prefeitura.
Próximas cidades da Caravana
Após Morro do Chapéu, a Caravana seguiu para Iraquara (14/05), hoje dia (15/05) Palmeiras, Lençóis (16 e 17/05), Piatã (19/05), Abaíra (20/05), Rio de Contas (21/05), Érico Cardoso (22/05) e finaliza esta etapa em Rio do Pires (23 e 24/05).
Sobre o Programa
Criado em 2010 e coordenado pela Sema, o Bahia Sem Fogo tem atuação integrada com diversos órgãos estaduais, entre eles o Inema, a Casa Civil, as secretarias da Saúde e Segurança Pública, além da Coppa, Sudec e CBMBA. O objetivo é reduzir os focos de incêndios florestais, especialmente nas regiões da Chapada Diamantina e Oeste baiano, onde os registros são mais frequentes durante o período de seca, de maio a dezembro.
Denúncias de queimadas ilegais podem ser feitas pelo telefone 0800 071 1400 ou pelo e-mail [email protected]. Em casos de incêndio, o contato deve ser feito diretamente com o Corpo de Bombeiros pelo número 193.