Noticias

Maternidade Frei Justo Venture se destaca pelo cuidado humanizado na Chapada Diamantina

Quando soube que estava grávida de sua primeira filha, Lara Beatriz não teve dúvidas sobre onde desejava vivenciar esse momento tão especial: na Maternidade Frei Justo Venture, em Seabra. A decisão se baseou em um sentimento de confiança e acolhimento, que se confirmou ao longo de todo o processo. Lá, Lara foi assistida com carinho e atenção, em um ambiente que une excelência na estrutura hospitalar ao compromisso com o cuidado humanizado. O resultado foi um parto normal repleto de afeto, testemunhado de perto pela avó Wilma de Souza, que acompanhou com emoção o nascimento da pequena Serena Rosa.

Imagem Divulgação – SESAB-BA

A unidade, vinculada à Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e gerida pela Fundação Fabamed, é referência no atendimento humanizado à gestante, oferecendo alternativas que respeitam o protagonismo da mulher durante o parto. Entre os recursos disponíveis estão métodos não farmacológicos para alívio da dor, como bola, banqueta, cavalinho, barra de apoio e cama pré-parto — ferramentas que auxiliam o corpo no processo fisiológico e contribuem para uma experiência mais segura e respeitosa.

Mas o cuidado vai além do momento do nascimento. A atenção aos recém-nascidos também é prioridade. A maternidade conta com incubadoras de última geração, essenciais para o suporte a bebês prematuros ou que exigem cuidados especializados.

Segundo Bianca Ariani, coordenadora assistencial da unidade, terapias integrativas também fazem parte da rotina de cuidados com os bebês. “O banho de ofurô, por exemplo, proporciona relaxamento muscular ao recém-nascido, graças à diminuição da sensibilidade das terminações nervosas. Isso melhora a circulação periférica, aumenta a oxigenação dos músculos e reduz os níveis de cortisol, o hormônio do estresse”, explica.

Estrutura moderna e atendimento regional
A Maternidade Frei Justo Venture possui 35 leitos distribuídos entre enfermarias obstétricas, setor de gestação de alto risco e Unidade de Cuidados Intensivos Neonatal (UCIN), tanto nos modelos canguru quanto convencional. A unidade também oferece atendimento de urgência e emergência, além de exames como ultrassonografia obstétrica, ultrassonografia com doppler, eletrocardiograma e cardiotocografia.

Com essa estrutura, a maternidade se consolida como referência para 11 municípios da região da Chapada Diamantina, reforçando seu compromisso com uma assistência de qualidade, centrada no bem-estar da mãe e do bebê.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *