Incra Bahia notifica 75 assentados por irregularidades na exploração da terra
Está disponível no portal do Incra para consulta o Edital nº 1284/2024 que notifica 75 unidades familiares beneficiárias da reforma agrária na Bahia, por terem cometido irregularidade na exploração dos lotes. Os relacionados pelo edital têm o prazo de 30 dias para apresentarem defesa, contados a partir da data da publicação do edital, que ocorreu na segunda-feira (30/9).
Os beneficiários citados são de oito áreas de reforma agrária. A maioria está na área CSB que possui 52 famílias mencionadas e localiza-se no município de Serra do Ramalho, no território de identidade do Velho Chico. Já na Chapada Diamantina, há notificados nos municípios de Souto Soares, Nova Redenção e Itaetê.
Defesa
Se não apresentarem justificativas sobre as irregularidades, essas famílias serão excluídos automaticamente do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA). Em consequência, os lotes serão destinados a outras famílias.
As defesas devem ser encaminhadas para o e-mail: [email protected]. Também podem ser protocoladas na sede do Incra, em Salvador (BA), na Avenida Ulysses Guimarães, 640, Sussuarana/CAB, CEP 41213-000.
Com isso, o Instituto analisará caso a caso as justificativas apresentadas. Se os beneficiários dos lotes resolverem as irregularidades, eles precisam se apresentar a unidade do Incra para firmar um termo de compromisso sobre a exploração dos lotes.
Notificados
Além dos 52 citados do assentamento CSB, esse edital notifica 15 famílias do Chapada Bonita, situado no município de Souto Soares. Além deles, com dois notificados em cada assentamento, estão o Florestan Fernandes, em Itaetê e o Santa Cruz e Bom Jesus, localizado em Nova Redenção. As três últimas áreas estão na Chapada Diamantina.
Com um único beneficiário mencionado pelo edital, estão as seguintes áreas de reforma agrária: Cachá, em Marcionílio Souza, na Chapada Diamantina; Imborés, no município de Sítio do Mato, no Velho Chico; Santa Luzia do Maritá, em Adustina, no Semiárido Nordeste II; e Reunidas Palame, em Esplanada, no Litoral Norte.
As informações e fotos foram cedidas pelo Incra da Bahia