Um incêndio florestal que começou na manhã de sábado (13) mobiliza brigadistas voluntários, equipes do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) na região de Lençóis, na Chapada Diamantina.

Segundo informações repassadas por brigadistas que participam da operação, o fogo teve início por volta das 10h de sábado, na região do Mandassaia, e avançou em direção ao Barro Branco, chegando ao Vale dos Três Irmãos, em direção ao Morrão.
Desde então, diferentes equipes vêm atuando em áreas de difícil acesso para tentar conter as chamas e impedir que o incêndio avance sobre novas áreas de vegetação.
Combate começou no sábado e avançou pelo fim de semana
As primeiras equipes entraram em ação ainda no sábado. O combate continuou durante todo o domingo (14), com os brigadistas percorrendo áreas de mata, trilhas e terrenos de acesso complicado.
Durante a operação, os combatentes precisaram realizar revezamentos para permanecer nas áreas atingidas por longos períodos. Em alguns pontos, o fogo continuou ativo mesmo após o início da noite.
Na segunda-feira (14), parte dos focos havia sido controlada, mas ainda havia pontos com chamas. As equipes continuaram trabalhando para impedir a propagação do incêndio.
Novas áreas entram no radar das equipes
A atualização mais recente indica que uma das frentes do incêndio está na região do Capão Preto, dentro da área do Parque Nacional da Chapada Diamantina.
Existe preocupação com a possibilidade de avanço das chamas para localidades como Ponem, Folha Larga, Serra dos Cristais e Barro Branco.
Até o momento, entretanto, não foi divulgada uma estimativa oficial da área total atingida pelo incêndio.
A situação exige atenção das equipes porque as características do terreno dificultam o deslocamento dos combatentes e o acesso aos pontos onde as chamas estão concentradas.
Bombeiros e ICMBio atuam junto às brigadas
O combate reúne diferentes forças. O Corpo de Bombeiros mantém oito militares mobilizados em Lençóis, enquanto equipes do ICMBio também participam da operação.
As brigadas voluntárias da região têm papel importante na ocorrência. Entre os grupos envolvidos estão brigadistas de Lençóis e de outras localidades da Chapada Diamantina.
A atuação conjunta busca controlar as diferentes frentes e evitar que o fogo alcance novas áreas de vegetação.
Brigadistas enfrentam áreas de difícil acesso
O combate a incêndios florestais na Chapada exige que as equipes percorram longas distâncias a pé, muitas vezes por trilhas íngremes, áreas de mata fechada e regiões de difícil acesso.
Os combatentes também trabalham em sistema de revezamento devido ao desgaste provocado pelas altas temperaturas, pelos deslocamentos e pelas longas jornadas de atuação.
As brigadas voluntárias têm reforçado pedidos de apoio para manter as operações. Entre as necessidades estão água, alimentos, combustível, equipamentos de proteção individual e materiais utilizados diretamente no combate ao fogo.
Incêndio preocupa por atingir área de conservação
A ocorrência chama atenção também pela localização. Parte da área afetada está dentro dos limites do Parque Nacional da Chapada Diamantina, uma das principais unidades de conservação da Bahia.
Além dos impactos sobre a vegetação, incêndios dessa dimensão podem representar riscos para a fauna e para áreas naturais de importância ambiental e turística.
O período de estiagem, associado às condições de vegetação seca, aumenta a possibilidade de propagação rápida das chamas e dificulta o trabalho das equipes.
Bahia mantém operação contra incêndios florestais
O incêndio em Lençóis ocorre durante o período de intensificação das ações de prevenção e combate aos incêndios florestais na Bahia.
Segundo informações divulgadas pelo Corpo de Bombeiros, 178 bombeiros militares e 43 viaturas estão distribuídos em cinco bases estratégicas para atender ocorrências relacionadas a incêndios florestais no estado.
A corporação também informou que já atuou em centenas de ocorrências em municípios baianos durante a atual operação.
Combate continua
Até a atualização mais recente, as equipes permanecem mobilizadas em Lençóis para tentar controlar as frentes de incêndio e impedir o avanço das chamas.
Ainda não há confirmação de que o incêndio esteja completamente controlado, nem uma estimativa oficial da extensão total da área atingida.
O Se Liga Chapada continuará acompanhando a ocorrência e atualizará as informações conforme novos dados forem divulgados pelos órgãos responsáveis e pelas equipes que participam diretamente do combate.
