Ibicoara tem belezas naturais singulares

Cachoeira da Fumacinha Ibicoara, Chapada Diamantina – Bahia. Um mundo encantado com cerca de 290 metros de altura dividido em quatro quedas. Para chegar até ela por baixo é preciso andar dentro de um Canyon com mais de 200 metros de altura em formato sinuoso, paredões verticais e 7 km de extensão. Esse passeio é feito em épocas que o rio não esteja cheio. Saindo da cidade você vai andar 34 km de carro em estrada de terra até o estacionamento no começo da trilha.

Paisagem na região de Campo Alegre, trilha da Fumacinha por cima, Ibicoara Bahia

No roteiro também você tem uma bela visão das Serras do Sincorá, região de Pé de serra e Bocaina, passar pelo mirante do Campo Redondo, região de Mundo Novo Ibicoara e chegar até o Povoado de Brejão e Baixão onde Fica o Lago do Baixão. Seguindo dentro do canyon você vai passar por muitas cachoeiras até a principal da Fumacinha. Em todas cachoeiras do percurso pode se banhar em qualquer época do ano.

 

Quem prefere acampar tem uma área de camping na entrada e outra no meio do canyon na cachoeira dos encontros. Para quem quer voltar no mesmo dia, tem que pegar a trilha no máximo as 7 horas da manhã. Querendo pernoitar pode acampar ao lado do Lago do Baixão no começo da trilha ou pode acampar no meio do Canion cachoeira dos encontros mais próximo da Fumacinha. Passeio Fumacinha por cima você vai andar 30 km de carro em estrada de terra e mais 6,5 km, cerca de 2 horas de caminhada no gerais do machombongo até os mirantes e Cachoeira dos vaqueiros Fumacinha por cima, pode fazer esse passeio em qualquer épocas do ano. A trilha da Fumacinha por baixo é repleta de plantas nativas e alguns pássaros pode ser encontrados.

Em alguns período do ano, principalmente em épocas que aumenta o volume de água na cachoeira quem completa o espetáculo é as centenas de andorinha que se reproduz atrás da cortina de água. O percurso da trilha da Fumacinha por baixo é todo de pedras de variados tamanhos, onde exige muita atenção pra evitar acidente. Na trilha da Fumacinha por cima é encontrado uma grande variedade de plantas e flores típicas da Chapada Diamantina. A visão de 360º pelo gerais do Machombongo repleto de sempre vivas e outras flores faz desse roteiro um dos mais lindos da Chapada Diamantina. Guia João- Ibicoara Chapada Diamantina -BA

Leia mais: https://www.ibicoara-chapada-diamantina.com/products/cachoeira-da-fumacinha-ibicoara-chapada-diamantina-bahia/

%d blogueiros gostam disto: