Noticias

Ibama inicia atividades de brigada do Prevfogo na região da Chapada Diamantina, BA

O Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo/Ibama) iniciou as atividades, em agosto, de brigada que atuará nos incêndios da região da Chapada Diamantina, na Bahia. A Brigada Federal Especializada Diamantina é formada por 30 brigadistas, cuja atuação é voltada, desde 2013, na prevenção e controle dos incêndios florestais em 15 projetos de assentamento de reforma agrária dos municípios baianos Itaetê, Andaraí, Nova Redenção e Iramaia.

A cerimônia de instalação ocorreu em 9 de agosto, no salão comunitário do Projeto de Assentamento Rosely Nunes, em Itaetê.

A cerimônia de instalação ocorreu em 9 de agosto, no salão comunitário do Projeto de Assentamento Rosely Nunes, em Itaetê. Participaram do evento a superintendente-substituta do Ibama na Bahia, Melina Wiering, e o coordenador estadual do Prevfogo, Denilson Barbosa, além de autoridades do município, comunitários e representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Após as formalidades de apresentação e boas-vindas, os brigadistas receberam treinamento sobre o uso de motobombas, ministrado pela Brigada Federal Pronto Emprego Barreiras. Na semana anterior, o grupo já havia participado de uma oficina sobre o Sistema de Comando de Incidentes (SCI) – uma ferramenta de organização para o gerenciamento de incidentes utilizada em todo o mundo.

Nas próximas semanas, os brigadistas participarão de treinamentos em campo, com montagem de acampamentos e simulação de combate ao fogo. O objetivo é que todos estejam preparados para o enfrentamento do período crítico de incêndios florestais, que já se aproxima. Historicamente, setembro e outubro são os meses mais castigados pelo fogo na Chapada Diamantina.

A brigada dará apoio no controle dos incêndios em unidades de conservação, como o Parque Nacional da Chapada Diamantina, Parque Municipal Sempre Viva (Mucugê), Parque Municipal Rota das Cachoeiras (Andaraí), Parque Municipal do Espalhado (Ibicoara) e na Área de Proteção Ambiental Marimbus-Iraquara, além de outras localidades fora da região da Chapada Diamantina.

CURTA NOSSAS REDES SOCIAIS

  

Atenção, não somos responsáveis pelos comentários