Chapada DiamantinaSeabra - Ba

Hospital da Chapada realiza cirurgia de remoção de vesícula por videolaparoscopia e qualifica assistência na região

O Hospital Regional da Chapada, localizado na cidade de Seabra, deu mais um passo significativo na qualificação da assistência ofertada a baianos e baianas de 12 municípios da Chapada Diamantina. A unidade da Secretária da Saúde da Bahia (Sesab) gerida pela Fundação Fabamed realizou, na última semana, a primeira cirurgia de colecistectomia por vídeo, mais conhecida como retirada de vesícula biliar por vídeo, técnica menos invasiva que possibilita ao paciente uma recuperação mais rápida e segura, com menor tempo de internamento.

A paciente foi uma mulher de 28 anos, moradora da cidade de Boninal, na Chapada. Ela foi acompanhada pela equipe médica comandada pelos cirurgiões Wellington Barbosa e Gualter Alencar e teve alta um dia após a realização do procedimento cirúrgico.

Diretor-médico da unidade, Everson Matt explica que, para a realização do procedimento por vídeo, é necessário realizar apenas pequenos cortes no abdômen do paciente, reduzindo o risco de complicações e facilitando a recuperação.

“A equipe médica introduz quatro pequenas cânulas no abdômen por meio de pequenos orifícios. Uma dessas cânulas é o laparoscópio, que dá a visualização da vesícula e vai até o local para que se faça a retirada da vesícula por um desses orifícios, não tendo assim aquela grande incisão no abdômen, como era feita antigamente, gerando um menor índice de complicações no pós-operatório”, esclarece.

Referência

Inaugurado em 2017, o HRC possui 110 leitos, sendo 10 de UTI, e é referência para os municípios da região, oferece atendimento de urgência e emergência 24 horas, centro de bioimagem e cirúrgico, ambulatório, dentre outros.

O HRC tem perfil assistencial de hospital geral, oferecendo aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) atendimento médico em diversas áreas como traumato-ortopédia e psiquiátrica, internação hospitalar nas especialidades de clínica médica, cirúrgica e pediátrica, além de internação em unidade de terapia intensiva, consultas especializadas e cirurgias ambulatoriais, procedimentos de diagnose e terapias.

A unidade conta com uma equipe multidisciplinar capacitada e equipamentos de ponta, garantindo um atendimento de excelência para toda a região.

As informações são da saude.ba.gov.br – Foto reprodução Saúde – BAHIA

Atenção, não somos responsáveis pelos comentários