Governo inaugura novo ambulatório do Hospital Ana Nery e inicia implantação de 20 leitos de UTI cardíaca pediátrica

O Hospital Ana Nery (HAN) tem um novo ambulatório, com capacidade ampliada de atendimento em 10%, e uma nova unidade da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba). Os equipamentos foram entregues pelo governador Rui Costa nesta quarta-feira (10), em solenidade na qual também foi assinada ordem de serviço para a implantação de novos leitos de Terapia Intensiva (UTI).

Foto: Mateus Pereira/GOVBA

O ambulatório e a unidade da Hemoba representam investimento superior a R$ 11,2 milhões entre obras e equipamentos, enquanto a ordem de serviço representa a aplicação de mais R$ 2 milhões. “Além de dar acolhimento aos pacientes e eficiência ao hospital, esta obra tinha por finalidade também liberar espaço no outro prédio para ampliação e implantação de UTI na unidade de cardiologia, melhorando o atendimento e o serviço do Hospital Ana Nery como um todo”, afirmou Rui.

Segundo o governador, agora será implantada uma grande farmácia para a dispensa de medicamentos. “Nós vamos continuar investindo, procurando liberar a produtividade e o fluxo deste que é um dos principais hospitais do país em referência cardiológica”, acrescentou.

Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Com a ampliação, o hospital terá capacidade para mais de oito mil consultas por mês. “E com essa nova ordem de serviço que o governador deu agora, vamos ter 20 novos leitos de UTI de uma unidade de cardiologia pediátrica e dez leitos de UTI cardíaca. Isso dará mais celeridade, ou seja, muito menos fila de UTI para cirurgias cardíacas”, explicou a secretária da Saúde do Estado, Tereza Paim.

Paim destacou ainda que, nos últimos 16 anos, foram construídos 16 hospitais na Bahia. “O governador deu a ordem de serviço lá em Teixeira de Freitas para a construção do Hospital Costa das Baleias. A hemodinâmica está chegando a diversas regiões. Já são 23 policlínicas e temos duas agora a serem inauguradas, para que a população tenha a saúde mais próxima da sua residência”.

Hemoba
O diretor do HAN, Luiz Carlos Passos, ressaltou a importância da unidade do Hemoba para o hospital. “Nós fazemos até duas mil cirurgias cardíacas por ano e, sem sangue, não há cirurgia cardíaca. A demanda de sangue do Hemoba é muito forte e, com esta unidade, os acompanhantes não precisam se deslocar para doar. Com todas essas obras, nós vamos aumentar a capacidade operativa do Ana Nery, que hoje é uma das cinco maiores instituições de procedimentos cardiovasculares do Brasil”.

Com quatro cadeiras para doação de sangue e capacidade de coletar até 600 bolsas de sangue por semana, o posto irá funcionar de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, e deve ampliar em 20% a produção de hemocomponentes em Salvador. Além de coletar o necessário para atender a todas as demandas transfusionais do próprio hospital, como cirurgias cardiovasculares, angiologia e cirurgia vascular, pacientes em tratamento de hemodiálise e pessoas com doença falciforme, a nova unidade deverá coletar o suficiente para atender também às demandas das unidades hospitalares do entorno.

Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Ao todo, a Fundação Hemoba passa a ser composta por 31 unidades de coleta espalhadas em 22 municípios da Bahia, sendo três unidades móveis (Hemóveis) e três hemocentros regionais. O sangue coletado passa por exames de sorologia, é processado e distribuído para mais de 350 unidades de saúde da rede pública e do setor privado conveniado.

Repórter: Raul Rodrigues

Kleber Medrado

Kleber Medrado é Jornalista com base na Decisão do STF 511.961, na qual já exerce a profissão oficialmente desde 09/12/2013, quando criou o site SeLigaChapada.com.brSão anos de experiencia e reconhecimento em toda região onde o site tem cobertura de forma oficial.

%d blogueiros gostam disto: