Escritora andaraiense lança livro que retrata história das mulheres no garimpo das Lavras

A historiografia andaraiense, em especial relacionada à exploração diamantífera na região das Lavras Diamantinas, ganha mais um trabalho nesta semana. Escritora e Mestra em Serviço Social, Daniella Silva lança “Garimpo de silêncios: a vida e o trabalho das mulheres nas Lavras Diamantinas”, seu primeiro livro, nesta quinta-feira (11), às 18h30, no canal do YouTube da TV UFS.

Imagem reprodução

Fruto da sua dissertação, a obra escrita pela a andaraiense pretende reconstituir as experiências do trabalho de mulheres nos garimpos de diamantes no distrito de Igatu, recompondo as formas de inserção, as condições de trabalho e as estratégias construídas pelas mulheres para entrarem e se manterem no garimpo, ponderando os rebatimentos que a divisão sexual do trabalho impunha. O estudo se baseia no período entre as décadas de 30 e 70 do século XX.

Imagem reprodução

O lançamento será realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Sergipe (PROSS/UFS). Para assistir, acesse o canal da TV UFS em https://www.youtube.com/tvufs.

Além do canal do YouTube, o livro poderá ser adquirido o pelo site da Editora CRV https://www.editoracrv.com.br/produtos/detalhes/36042-garimpo-de-silenciosbr-a-vida-e-o-trabalho-das-mulheres-nas-lavras-diamantinas-igatu-andarai-bahia-decadas-de-1930-a-1970.

Fonte: Ascom Andaraí

Kleber Medrado

Kleber Medrado é Jornalista com base na Decisão do STF 511.961, na qual já exerce a profissão oficialmente desde 09/12/2013, quando criou o site SeLigaChapada.com.brSão anos de experiencia e reconhecimento em toda região onde o site tem cobertura de forma oficial.

%d blogueiros gostam disto: