Noticias

Em Seabra, maternidade monta equipe de profissionais que irão percorrer 11 municípios levando informações sobre os riscos da prematuridade

O mês de novembro é reconhecido pela luta em prol da conscientização dos riscos da prematuridade, o mês chegou ao fim, mas os ensinamentos deixados pelos profissionais da Maternidade Frei Justo Venture, em Seabra, vão seguir por muitos anos nas vidas de gestantes da Chapada Diamantina.

Imagem divulgação

Durante todo o mês, a equipe multidisciplinar da unidade da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) gerida pela Fundação Fabamed percorreram cidades da Chapada levando informação sobre os riscos de um parto prematuro e, consequentemente, salvando vidas.

Nos encontros, a equipe formada por nutricionista, fonoaudióloga, enfermeira obstétrica, neonatal e assistente social alertam as gestantes quanto a prevenção do parto prematuro, ou seja, antes de 37 semanas de gestação, além da importância da realização correta do pré-natal e cuidados com o recém-nascido prematuro. Ao todo, já foram realizados dois encontros nas cidades de Palmeiras, Seabra e a ação está programada para acontecer em Boninal e Iraquara ainda em dezembro.

“Cada profissional trouxe falas quanto a prevenção do parto prematuro, a importância do pré-natal correto e dos cuidados essenciais aos bebês prematuros ou pré-termos, ou seja, bebês que nascem antes de 37 semanas de gestação”, explica a coordenadora assistencial da unidade, Bianca Ariani.

Visita guiada
Ainda no mês de novembro, a Maternidade Frei Justo abriu suas portas para receber as futuras famílias e levar mais informação e segurança para todos através de visitas guiadas.

“Nessa visita mães e pais conhecem a unidade que o bebê vai nascer e tiram todas as dúvidas como quando ir para a maternidade, quais mudanças vão acontecer no corpo, como identificar o início do trabalho de parto, entre outras coisas. É uma verdadeira aula sobre o parto. Além disso, nós apresentamos as instalações da maternidade que conta com infraestrutura de última geração para acolher gestantes e bebês”, explicou a coordenadora.

Maternidade referência
Referência para 11 municípios da região da Chapada Diamantina, a Maternidade Frei Justo Venture conta com 35 leitos distribuídos entre obstétricos, gestação de alto risco e Unidade de Cuidados Intensivos Neonatal do tipo canguru e convencional.

A unidade oferece ainda serviços de urgência e emergência, além de exames de ultrassonografia obstétrica, ultrassonografia com doppler, eletrocardiograma e cardiotocografia, atendendo pacientes de Abaíra, Boninal, Ibitiara, Iraquara, Lençóis, Mucugê, Novo Horizonte, Palmeiras, Piatã, Seabra e Souto Soares. 

As informações são do site Secretaria da Saúde.

CURTA NOSSAS REDES SOCIAIS

  

Atenção, não somos responsáveis pelos comentários