Noticias

Em Ibiquera, população vai às ruas em ato contra vereadores de oposição que votaram contra a Suplementação

Na manhã desta quinta-feira (05/12), a população ibiquerense foi as ruas em um ato pacifico, contra a decisão dos Vereadores de oposição que votaram contra a suplementação orçamentária.

Vale ressaltar que a falta de suplementação implica na falta de manutenção da máquina pública, afeta diretamente a saúde, a educação, a cultura, a assistência social dentre outros órgãos e secretarias municipais. Alguns serviços já tiveram que ser paralisado no município de Ibiquera. Vale ressaltar que em gestões anteriores, eles próprios (os vereadores de oposição) já deram até 100% de dotação orçamentária, este ano (2024), devido a questões politicas partidárias, no início do ano, deram apenas 25%, inviabilizando alguns serviços e folha de pagamento.

Dotação orçamentária:
É o código que indica no orçamento a previsão de gasto em determinado órgão, elemento de despesa e fonte de recurso.
E são necessárias para execução orçamentária, pois os empenhos das despesas públicas são feitos com base nesses saldos de dotações.

Crédito suplementar é mais dinheiro nas contas da prefeitura?
Não, porcentagem do crédito suplementar é a possibilidade da prefeitura poder remanejar saldos de uma dotação orçamentária para outra. Atendendo a necessidade do município e da prestação do serviço público. Sendo utilizado onde mais precisa.

Quem é o principal atingido?
O povo, sem o procedimento de suplementação que é o remanejamento de saldo de dotações, a execução do orçamento fica comprometida, pois não possibilita que haja equilíbrio do remanejamento onde o recurso seja aplicado nas dotações que realmente são necessitadas para atender as necessidades do município.

Como resolver essa situação?
Pedindo que os vereadores, nesse caso os de oposição, revejam suas atitudes e vote favorável ao povo que os elegeram, só assim os serviços voltam a normalidade.

Porém, uma dúvida, paira no ar: quando eles (os vereadores de oposição) votam contra a suplementação, a ideia é atingir o prefeito, ou acham que nesse caso entraria mais dinheiro para as contas da prefeitura?
Fica evidente, sem dúvida, que o principal prejudicado nessa situação é a população que os elegeu.

Imagens: Otto Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *