Dom André Witter deixa diocese de Ruy Barbosa  – Ba

Nesta quarta-feira (15/04), o Papa Francisco aceitou a renúncia ao governo pastoral da diocese de Ruy Barbosa, na Bahia, apresentada pelo bispo católico belga, radicado no Brasil, dom André Marie Gerard Camilla de Witte. 

Dom André Marie Gerard Camilla de Witte

O Pontífice também nomeou o novo bispo para a diocese, dom Estevam dos Santos Silva Filho, transferindo-o da sede episcopal titular de Feradi Maggiore e de auxiliar em Salvador/BA.

Dom Estevão dos Santos, novo bispo de Ruy Barbosa (BA). Foto: CNBB Regional Nordeste 3

Dom Estevam dos Santos Silva Filho, novo bispo de Ruy Barbosa/BA, nasceu em 10 de abril de 1968 em Vitória da Conquista, na Bahia. Frequentou o curso de Filosofia no Instituto Filosófico Nossa Senhora das Vitórias, em Vitória da Conquista, e de Teologia no Instituto Coração Eucarístico de Jesus, em Belo Horizonte/MG. Além disso, fez especialização em Comunicação na Pontifícia Universidade Javeriana, de Bogotá, na Colômbia, e no Serviço da Pastoral da Comunicação (Sepac), de São Paulo/SP.

Em 9 de junho de 1995 foi ordenado sacerdote para a Arquidiocese de Vitória da Conquista/BA, onde desempenhou o papel de pároco nas paróquias de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Iguaí/BA; do Senhor do Bonfim e Santa Rita, em Planalto/BA; do Divino Espírito Santo, em Poções/BA; e de Nossa Senhora das Candeias, em Vitória da Conquista. Foi administrador paroquial de Nossa Senhora da Conceição, em Nova Canaã/BA, diretor espiritual do Seminário Propedêutico e do Seminário Maior de Filosofia da Arquidiocese de Vitória da Conquista, e do Seminário Maior de Teologia de Ilhéus/BA. Além disso, foi membro do Conselho de Instrutores, do Colégio de Consultores do Conselho Presbiteral. Também foi assessor eclesiástico da Pastoral da Comunicação e do Setor Juvenil, ecônomo arquidiocesano e professor de Comunicação Social.

Em 29 de janeiro de 2014, foi nomeado bispo titular de Feradi Maggiore e auxiliar de Salvador/BA, recebendo a ordenação episcopal em 30 de março do mesmo ano.

*Com informações do Vaticannews

%d blogueiros gostam disto: