Sugestão de Pautas

Coopes realiza 2º Festival Territorial de Pesca Artesanal e Aquicultura em Sobradinho

Um espaço saboroso, bem servido, com culinária à base de pescados e uma programação para todos os gostos na terra da barragem do São Francisco. Esse será o cenário do 2° Festival Territorial de Pesca Artesanal e Aquicultura (PescadosFest) realizado pela Cooperativa de Produção e Comercialização dos Derivados de Peixes de Sobradinho (Coopes). O evento acontecerá nos dias 25 e 26 de agosto, no Terminal Pesqueiro do município baiano de Sobradinho.

Com o tema ‘Segurança Alimentar e Sustentabilidade: Nosso Rio Nossa Casa Comum’, a segunda edição do PescadosFest tem como objetivo destacar a riqueza e a diversidade oriundas do sistema produtivo do pescado, direcionando os olhares para as pautas da alimentação saudável, bem como para as questões ambientais, especificamente, que envolvem o rio São Francisco.

Para tratar desses e de outros temas, o festival terá uma programação diferenciada e agregadora, com espaços de diálogos, palestras, cozinha show, feira da economia solidária e espaço gastronômico, tudo isso somado às atrações culturais e musicais locais e regionais.

Nesta edição, foi ampliada a quantidade de pessoas envolvidas. “Temos mais parcerias, mais palestrantes, mais apresentações culturais e mais expositores. Certamente, isso vai refletir na quantidade de pessoas que virão prestigiar o Festival. A expectativa é atrair um público bem maior que o ano passado e trazer caravanas de outras cidades para conhecer o nosso trabalho, nossos produtos e assim tornar o PescadosFest uma tradição na cidade”, afirmou a presidenta da Coopes, Rosália Araújo.

A Coopes, fundada em 2003, tem quase cem famílias fazendo parte de seu quadro de cooperados. Atua principalmente com o beneficiamento da tilápia com uma produção diversificada. Quem for ao PescadosFest vai encontrar produtos como a linguiça e o bolinho, a tilápia em posta, filé de tilápia, espetinho de tilápia, entre outras iguarias deliciosas que serão comercializadas e que os visitantes poderão consumir no espaço gastronômico do festival. Na Cozinha Show, chefes de cozinha utilizarão produtos da Coopes, mostrando outras possibilidades de preparo de pratos da culinária regional.

Todos esses ingredientes ganham um tempero a mais com as apresentações de grupos culturais locais e atrações musicais da região como Caul Senna, Tinho do Acordeon, Som do Quintal e Rennan Mendes. O evento conta com o apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio do Pró-Semiárido, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), do Instituto da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa) e da Prefeitura Municipal de Sobradinho.

Fonte: Ascom/SDR

CURTA NOSSAS REDES SOCIAIS

  

Atenção, não somos responsáveis pelos comentários