Cerca de 3 mil raios caíram no Ceará nesta terça (21), entenda o fenômeno

Entre a meia-noite e as 9 horas desta terça-feira (21), foram registrados cerca de 3 mil raios em todo o o Ceará, contabiliza a Enel Distribuição. Durante a madrugada, a grande quantidade de relâmpagos e trovões chamou a atenção dos cearenses.

O que provocou o fenômeno

A grande quantidade de raios e trovões que acompanhou a chuva registrada na madrugada desta terça, em Fortaleza e Região Metropolitana, foram provocados pela presença das chamadas nuvens do tipo cumulonimbus. É o que afirma a gerente de Meteorologia da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), Meiry Sakamoto.

“Quando temos a presença de nuvens convectivas, ou seja, nuvens do tipo cumulonimbus é comum a ocorrência de relâmpagos, raios e trovões devido ao grande desenvolvimento vertical desse tipo de nuvem”, afirma a especialista, ressaltando que relâmpago e trovão são os nomes dados, respectivamente, à luz e ao som provenientes dos raios.

“Os raios se formam quando certa região de uma nuvem – como a cumulonimbus – acumula um excesso de carga elétrica negativa ou positiva. Se isso ocorre, o raio é um meio de desfazer a tensão por meio da transmissão da eletricidade”, explica.

Com informações do G1.

%d blogueiros gostam disto: