Brigadistas realizam limpeza de 22 km de trilhas históricas no Parque Nacional da Chapada Diamantina
Durante mais de 20 dias, um esforço conjunto envolvendo 28 brigadistas do Instituto Chico Mendes e 11 brigadistas voluntários deu vida aos calçamentos e estruturas históricas que estavam cobertos pela vegetação em quatro trilhas de Igatu na Bahia. A limpeza ocorreu nas trilhas do Capa Bode, Rampa do Caim, Xique Xique e Laranjeiras, no Parque Nacional da Chapada Diamantina.
O objetivo da ação foi valorizar os caminhos tropeiros e possibilitar que as antigas edificações façam parte das atrações turísticas do povoado. Além disso, a retirada da vegetação também funciona como aceiro, contribuindo na prevenção aos incêndios florestais.
Esse é o resultado da primeira etapa do Projeto Trilhas Históricas de Igatu, uma parceria entre a sociedade civil e a gestão do Parque Nacional da Chapada Diamantina com apoio da Brigada Voluntária Marchas e Combates e da Brigada Voluntária de Igatu.
O projeto agora segue para a segunda etapa, com a realização de oficinas sobre o patrimônio histórico de Igatu, acessibilidade na montanha e a elaboração de um roteiro turístico-cultural.
O projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura – Governo Federal. A Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar n.º 195, de 8 de julho de 2022.
Acompanhe os trabalhos nos perfis do Instagram: @lpsilva_igatu e @calumbi.cultura
Retirada de Espécies Exóticas Invasoras
Os brigadistas do Parque Nacional da Chapada Diamantina também estão atuando no controle de espécies exóticas invasoras na unidade de conservação, em especial o pinheiro Pinus, que ameaçam a vegetação nativa no Parque. Os esforços começaram há um mês e devem se estender até o início de junho.
Objetivo de Desenvolvimento Sustentável relacionado:.
Com informações do Parque Nacional da Chapada Diamantina
Fonte: Comunicação ICMBio – Foto: Luís Paulo Gomes Silva