Blog criado por jornalista baiano ajuda a divulgar os atrativos da Chapada Diamantina e atrair visitantes
Criado por jornalista baiano, um blog tem ajudado a divulgar os principais atrativos da Chapada Diamantina. Batizado de “Comoviajeiblog”, o site reúne relatos de experiências de viagens do jornalista Anderson Sotero e acumula inúmeros postagens sobre um dos destinos turísticos mais procurados na Bahia.
“Comecei de forma bastante despretensiosa. A ideia inicial era relatar as viagens que passei a fazer e inspirar outras pessoas a fazerem os roteiros. Hoje, vejo que há acessos de pessoas do Brasil e de diferentes países. Conto detalhadamente a experiência de cada dia das viagens. Boa parte delas foram para a Chapada Diamantina, região que amo e reúne tantos atrativos incríveis em diferentes cidades”, conta o jornalista.
Dentre os relatos, há postagens sobre destinos como Lençóis, Mucugê, Igatu, Rio de Contas, Morro do Chapéu, Vale do Capão, Itaitu, Ibicoara, Piatã, Jacobina entre outros. Há relatos também que destacam atrativos como as cachoeiras da Fumacinha, Buracão, Véu de Noiva, Ferro Doido, Fumaça, a subida no Pico do Barbado, do Itobira, o trekking do Vale do Pati, o poço azul e o encantado e de muitos outros pontos turísticos.
“Eu e meu companheiro temos paixão por viajar e por fotografia. A partir do material que produzimos para nós mesmos, comecei a fazer os relatos, vídeos para o YouTube e a alimentar um Instagram do blog. Recentemente, fizemos uma viagem para Lençóis, Vale do Pati e Rio de Contas, que rendeu a produção de um documentário em quatro episódios. Além de vídeos de paisagem, senti vontade de entrevistar as pessoas, sem que atrapalhasse a viagem. O objetivo principal é curtir o local”, acrescenta Sotero. O blog tem também relatos de cidades turísticas de outros estados e de outros países.
O jornalista conta, ainda, que, sempre que pode, vai para a Chapada. “Não me canso. Aproveito qualquer folga. Adoro fazer trilhas, tomar banho frio de cachoeira. A Chapada é, sem sombra de dúvidas, uma das regiões mais bonitas do Brasil”, frisa. As fotos e vídeos são produzidas por Sotero e o companheiro, o assistente social e fotógrafo Flavimir Guimarães.
“Já fiz também reportagens freelancer para o jornal A Tarde sobre a Chapada. A divulgação é um retorno mínimo que podemos oferecer. Fizemos muitas amizades com guias, moradores e viajantes de outros estados. Sem perder de vista a necessidade de proteger da região e de se evitar visitas predatórias, o turismo na Chapada precisa ser cada vez mais incentivado”, destaca.
Soteropolitano, o jornalista criou o blog em maio de 2016. “Adoro a paz de Igatu. As cachoeiras imensas perto de Ibicoara. Os atrativos famosos ao redor de Lençóis. As grutas da Lapa Doce e dos Brejões. A água transparente da Pratinha. A imersão na natureza vivenciada no Vale do Pati. A cidade de Rio de Contas, cachoeiras e os Gigantes do Nordeste. Só citei alguns atrativos. Tem muito mais. Sou fã”, finaliza.
Fonte: Anderson Sotero, jornalista e criador do Comoviajeiblog