Noticias

Audiência Pública em Seabra debate criação da Universidade Federal da Chapada Diamantina nesta sexta-feira

A Câmara de Vereadores de Seabra recebe nesta sexta-feira (24), a partir das 10h da manhã, uma Audiência Pública para discutir a constituição e instalação da Universidade Federal da Chapada Diamantina Multicampi. A ação é proposta pelo deputado estadual Robinson Almeida (PT), aprovada na Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, da qual o legislador é membro. Essa será a segunda audiência realizada pelo legislativo estadual em 2023, ano de retomada dos debates sobre a interiorização do ensino superior na Bahia. O primeiro aconteceu em outubro na cidade de Irecê. Segundo Robinson Almeida, a ideia é que a Universidade englobe três territórios na Bahia; Chapada Diamantina, Irecê e Piemonte do Paraguaçu.

Fachada da Câmara Municipal de Seabra – Ascom/divulgação

“A retomada dessa discussão e mobilização é importante, pois ela havia sido interrompida depois do golpe, de 2016, que depôs a presidenta Dilma. Agora com o presidente Lula, o governo democrático e popular, estamos reativando esse debate, essa mobilização, por entender que ele é fundamental para consolidarmos a interiorização da educação superior em nosso estado”, afirmou Robinson Almeida.

Robson Almeida – Imagem divulgação

O parlamentar lembra que a Bahia conquistou, nos governos Lula e Dilma, as Universidades Federais do Recôncavo, do Oeste, do Sul da Bahia, do Vale do São Francisco e a Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). Até o início de 2005, o estado só tinha uma instituição federal de ensino superior, a Universidade Federal da Bahia.

“Nossa ideia é retomar esse processo e consolidar a interiorização da educação superior, iniciado nos governos populares de Lula e Dilma, e contribuir com o desenvolvimento descentralizado de nosso estado, garantindo aos filhos da classe trabalhadora o acesso à educação pública, superior e científica, de qualidade no interior”, enfatiza o petista.

SERVIÇO:

O QUÊ

Audiência Pública pela criação da Universidade Federal da Chapada Diamantina

QUANDO

Sexta-feira, dia 24, às 10 horas

ONDE

Câmara de Vereadores de Seabra

CURTA NOSSAS REDES SOCIAIS

  

Atenção, não somos responsáveis pelos comentários