“Anjos da Chapada” atuaram no controle do derramamento do diesel na BR-242

69 / 100

Na manhã da última sexta-feira (01/10), a equipe de plantão voluntários Anjos Da Chapada Diamantina, foram acionados para um acidente, pois havia um tombamento com carreta que fazia transporte de Óleo Diesel no morro do Pai Inácio na Chapada Diamantina, mais precisamente no km 348 da BR-242.

Imagens Cedidas ao SeLigaChapada pelos Anjos da Chapada

Duas equipes de plantão deslocaram de imediato até o local, durante o deslocamento, a equipe se deparou com uma equipe de brigadistas que estava passando no local, indo para um incêndio florestal na Chapada Diamantina, na qual havia prestado os primeiros atendimentos ao motorista da carreta envolvida no acidente.

A equipe de voluntários, fez a estabilização e imobilização do mesmo e encaminhou o condutor em uma das suas viaturas até o hospital regional da Chapada Diamantina, onde o mesmo apresentava suspeita de fratura a nível de clavícula, membro superior direito e a possibilidade de uma hemorragia interna, onde foi atendido de imediato pela equipe médica de plantão.

Imagens Cedidas ao SeLigaChapada pelos Anjos da Chapada

Em seguida, a equipe retornou ao local do ocorrido para fazer contenção do vazamento do óleo diesel, evitando assim que o líquido chegasse a barragem de abastecimento de água da comunidade de Campo de São João.

A ocorrência contou com o trabalho em conjunto: Sendo a Polícia Rodoviária Federal ( PRF), Voluntários Anjos da Chapada Diamantina, INEMA (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e a Secretaria de Meio Ambiente da cidade de Palmeiras. Com isso, o trabalho em conjunto trouxe bons resultados até a chegada da equipe de descontaminação da empresa.

Na manhã deste sábado (02/10) Técnicos do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) irá realizar a análise da água da barragem que atende a comunidade Campos de São João, no município de Palmeiras, na Chapada Diamantina. O exame será necessário para saber se o derramamento de óleo diesel, atingiu o reservatório. O Inema informou, por meio de nota a redação do METRO1, que vai sugerir a suspensão de captação de água da barragem.

Imagens Cedidas ao SeLigaChapada pelos Anjos da Chapada

O técnico do INEMA, juntamente com o presidente da comunidade de Campos de São João, verificou in loco que, até o momento, a barragem localizada próximo ao Povoado de Campos do São João não foi atingida”, diz trecho da nota do Inema. Além disso,  a empresa responsável pelo transporte do diesel irá realizar a limpeza da área.

Da redação Seligachapada.com.br

Kleber Medrado

Kleber Medrado é Jornalista com base na Decisão do STF 511.961, na qual já exerce a profissão oficialmente desde 09/12/2013, quando criou o site SeLigaChapada.com.brSão anos de experiencia e reconhecimento em toda região onde o site tem cobertura de forma oficial.

%d blogueiros gostam disto: