Acusado de furtar celulares é preso durante os Festejos do Senhor dos Passos em Lençóis
Policiais da 42ª CIPM/LENÇÓIS Prendeu um indivíduo acusado de furtos de celulares durante os Festejos do Senhor dos Passos em Lençóis. Os festejos acontecem de 28 a 31 de janeiro do corrente ano na cidade de Lençóis, sendo um dos maiores eventos da região da chapada, os Festejos do Senhor Dos passos.
Este ano o evento teve uma dimensão muito maior que em edições passadas, registrando record de público e atrações de peso todos os dias.
A 42ª CIPM/Lençóis montou esquema especial de segurança para o evento ao longo dos 4 dias de festa. No período não foram registadas ocorrências de maior vulto ou complexidade.
Ao longo da primeira noite do evento, houve registro de furtos a celulares, tendo como fator complicador o grande público. Dada a aglomeração, as pessoas só percebiam que haviam sido furtadas minutos ou horas depois, sem saber explicar como havia ocorrido ou as características dos indivíduos.
O comando da unidade de imediato realizou reunião de alinhamento com a equipe de planejamento e inteligência para traçar estratégias a fim de combater a prática deste delito.
Foi empregada equipes do setor de inteligência no circuito de modo que foi possível identificar o “modus operandi” dos criminosos.
Se aproveitando da aglomeração onde as pessoas estão o tempo inteiro se esbarrando umas nas outras, os criminosos aproveitavam dessa distração para de forma furtiva subtrair os celulares.
Após identificar características as equipes foram a campo e no segundo dia de festa não houve nenhum registro de furtos de celular.
No terceiro dia houve novos registros de furtos, culminando na prisão do autor, um indivíduo oriundo de Salvador, líder de uma quadrilha especializada nessa prática.
O mesmo informou que é especialista no furto de celular e que retira o celular do bolso das vítimas de modo que ela não percebe. O autor trazia consigo uma bolsa que possuía um bloqueador de sinal de celular, a fim de evitar o rastreamento. A quadrilha atua em grandes eventos na capital e interior do estado.
Durante sua prisão o autor tentou evadir saltando da balaustrada e caindo sobre o telhado de um hotel da cidade, cercado pelos policiais o mesmo pulou no rio, sendo alcançado já no leito do rio e conduzido à delegacia de Lençóis.
Com o mesmo foi encontrado uma mochila com grande quantidade de celular e carteiras das vítimas.
Todo material juntamente com o autor foram apresentados à DT.