Água do rio Paraguaçu, na Chapada Diamantina, passa a abastecer municípios do semiárido baiano
A água tratada captada no rio Paraguaçu passou a abastecer, neste mês, as sedes dos municípios de Planaltino, Maracás, Lajedo do Tabocal e Itiruçu, além do distrito de Entroncamento, em Jaguaquara, no semiárido do sudoeste da Bahia. O avanço é resultado da conclusão e entrega do novo Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Planaltino, implantado pela Embasa.

A infraestrutura capta água no rio Paraguaçu, no município de Marcionílio Souza, e a transporta por cerca de 30 quilômetros, vencendo a Serra do Machadinho, até a estação de tratamento localizada no distrito de Campinhos, em Planaltino. Após o tratamento, a água segue por mais de 90 quilômetros de adutoras até os municípios atendidos. O investimento total foi de R$ 179 milhões, com recursos próprios da Embasa e financiamentos obtidos no mercado financeiro.
De acordo com o gerente regional da Embasa em Jequié, Gabriel Ramos, os municípios beneficiados enfrentavam dificuldades históricas no abastecimento. “Essas cidades eram atendidas por poços com vazões insuficientes e por mananciais superficiais que entraram em colapso ao longo dos anos de crise hídrica. O novo sistema atende cerca de 24 mil domicílios e ainda possui capacidade para novas ligações”, explica. Segundo ele, os antigos poços e captações superficiais serão desligados gradualmente até a desativação definitiva, após a conclusão dos testes do sistema.
O Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Planaltino inclui captação flutuante em Marcionílio Souza, adutora de água bruta com 29,7 quilômetros de extensão, quatro estações de bombeamento, 16 dispositivos de proteção contra variações de pressão, estação de tratamento de água com capacidade para tratar 253 litros por segundo, unidade de tratamento de lodo, adutora de água tratada com 92,8 quilômetros, duas estações de bombeamento, além de reservatórios apoiado e elevado em Planaltino.
Nesta primeira etapa, o sistema atende as sedes de Maracás, Planaltino, Lajedo do Tabocal e Itiruçu, além das localidades de Campinhos, Upubaçu, Marialva, Lagoa dos Laços, Eucalipto, Tiririca e o distrito de Entroncamento de Jaguaquara.
Para o gerente de obras da Embasa, Giancarlo Bezerra, a implantação do sistema foi um grande desafio técnico. “Foram muitas condições complexas ao longo da execução, superadas com trabalho em equipe e dedicação. Com o início da operação, os municípios já recebem água em quantidade e qualidade adequadas, garantindo segurança hídrica e encerrando um problema que afetava a região há anos”, destaca.
