Morro do Chapéu comemora 116 anos de emancipação política
Morro do Chapéu celebrou nesta sexta-feira (8) seus 116 anos de emancipação política. Localizado na Chapada Diamantina, o município é um dos maiores da Bahia, com 5.400 km², altitude de 1.100 metros e clima frio que chega a 8°C.

Com histórico ligado à agricultura e à mineração, a cidade hoje se destaca no turismo ecológico e na vitivinicultura, sendo conhecida como “capital do vinho da Chapada”. Em 2025, dois rótulos locais conquistaram medalha de ouro na Grande Prova Vinhos do Brasil, reforçando o potencial para o enoturismo.
A prefeita Juliana Araújo (PDT) destacou investimentos em infraestrutura, como pavimentação, requalificação da Avenida Joel Modesto, construção e revitalização de escolas e parceria com o Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP). A gestão também implantou ações na segurança, abastecimento de água e programas voltados para a juventude.
Devido à estiagem, o tradicional Festival de Inverno foi suspenso este ano. As comemorações foram marcadas por atos cívicos, desfile das filarmônicas Lira e Minerva e hasteamento das bandeiras na Praça da Bandeira.
Com informações do Jornal ATARDE.