800 aves silvestres foram resgatadas pela PRF em um porta-malas de um carro na Chapada Diamantina

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou 800 aves silvestres na BR-242, em Seabra, que fica na região da Chapada Diamantina. Os animais foram encontrados na tarde deste domingo (22), dentro de gaiolas que eram transportadas no porta-malas de um carro de passeio.

Segundo a PRF, durante abordagem de rotina, foram solicitados os documentos obrigatórios do condutor, que tem 39 anos e não foi identificado. Ele estava acompanhado de um passageiro, de 49 anos, que também não teve a identidade divulgada.

Após procedimento de revista, foram encontrados 798 canários da terra e dois cardeais, todos aprisionados em gaiolas pequenas e em condições precárias de higiene, sem água e ventilação.

O condutor disse que trabalha como motorista por aplicativo e que foi contratado em Brasília (DF), para transportar as aves até o município de Campina Grande, na Paraíba. Ele revelou também que receberia R$1.500 pelo serviço.

Conforme a PRF, o motorista não tinha autorização de órgãos ambientais para criação e nem a guia de transporte dos animais. Foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência e os dois homens irão responder na Justiça por crime contra o meio ambiente, previsto na Lei 9.605/98.

Já os pássaros serão encaminhados aos cuidados do Instituto Do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) de Seabra, onde serão avaliados, alimentados e tratados por profissionais. As aves também passarão por um processo de reabilitação, para que possam ser devolvidas à natureza.

Fonte G1 BA

Kleber Medrado

Kleber Medrado é Jornalista com base na Decisão do STF 511.961, na qual já exerce a profissão oficialmente desde 09/12/2013, quando criou o site SeLigaChapada.com.brSão anos de experiencia e reconhecimento em toda região onde o site tem cobertura de forma oficial.

%d blogueiros gostam disto: