29ª CIPM apreende 850 kg de explosivos desviados para quadrilhas

Cerca de 850 kg de explosivos destinados a quadrilhas de roubos a instituições financeiras (bancos e carros-fortes) foram apreendidos, na noite de terça-feira (12), pela 29ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Seabra). O flagrante aconteceu no povoado de Palmeirinha, município de Novo Horizonte, na região da Chapada Diamantina.

Equipes dos 4° Pelotão de Novo Horizonte e Ibitiara chegaram ao esconderijo usado pelos contrabandistas, após denúncias anônimas. Como existe atividade de mineração, na região, as ações preventivas são intensificadas para impedir os desvios.


Na casa usada pelos criminosos que acabaram fugindo foram encontrados 400 kg de emulsão (popularmente denominadas bananas de dinamite), 315 kg de explosivos granulados, pouco mais de 100 kg de substância usadas para confecção de artefatos, 1.500 espoletas, cordel, entre outros materiais. O caso foi registrado na Delegacia Territorial de Seabra.

No último dia 30, cerca de 250 kg de explosivos foram encontrados pela mesma unidade, em um veículo, na cidade de Ibitiara, também na região da Chapada. “Por se tratar de uma região que possui muitos garimpos intensificamos o policiamento na região com foco no combate ao contrabando de explosivos. Inclusive, os locais onde essas apreensões foram encontradas, não têm autorização para armazenar/transportar esses tipos de materiais”, contou o comandante da 29ª CIPM, major Nelson Normando Júnior.


“Excelente apreensão da 29ª CIPM. Infelizmente esses explosivos são desviados para atividades ilícitas. Estamos atentos”, afirmou o comandante de Operações da PM, coronel Paulo Uzêda.

Fonte: Ascom / Alberto Maraux

error: Conteúdo bloqueado...
%d blogueiros gostam disto: