Conheça um pouco da história da Gruta da Lapinha em Ibiquera Bahia

0

As margens da BR – 242, encontra-se um dos pontos turístico mais frequentados do Município de Ibiquera por romeiros, trilheiros e turistas de todo o Brasil. Muitas das vezes confundida com território de Andaraí, o local exato onde fica a gruta pertence ao Município de Ibiquera – BA.

Arquivo pessoal Kleber Medrado e Givanildo Cajé

DESCOBERTA DA GRUTA.

Conta a lenda que a gruta da lapinha foi descoberta por acidente a muitos anos atrás quando nem se quer existiam estradas e rodovias  naquela região, de acordo com os mais velhos como assim diziam; Um vaqueiro realizava o controle dos animais na serra quando correu atrás de uma vaca e acabou caindo dentro da gruta, após ficar alguns dias desaparecido ele conseguiu sair por onde hoje é a porta de entrada para a romaria, o local exato da queda bem como a veracidade da história não é possível apurar pois segundo os mais velhos isso se deu a muitos anos atrás, hoje uma das tradições dos mais aventureiros é justamente durante o período de visitação da romaria, entrar pela caverna principal e sair por uma abertura em cima da serra, onde tem um cruzeiro e seria supostamente onde teria caído o vaqueiro.

Foto da Gruta durante a romaria que acontece em 06 de Agosto.

A cada ano tem crescido o numero de romeiros de todo o Brasil que vem fazer suas orações, pedidos e agradecimentos pelas bênçãos alcançadas. Vale lembrar que mesmo com o crescente aumento de religiões e etnias a tradição tem se mantido, há quem o diga que já houve bem mais participação de romeiros na época em que a igreja católica estava no auge.

Imagem reprodução – ex-votosdobrasil

Por ter bastante semelhança com a gruta de Bom Jesus da Lapa, já chegou a ser confundida por romeiros como podemos conferir no ano de 2015, quando um grupo vindo do Piauí parou as margens da BR -242, alguns dos romeiros nem seguiram viagem para a cidade de Bom Jesus da Lapa.

É comum passarmos as margens da BR-242 e encontrarmos pessoas paradas na entrada da gruta e até fazendo expedição no interior pela tamanha beleza e esplendor do local.

Este conteúdo foi elaborado por Kleber Medrado, através de pesquisas, bate papo com pessoas mais velhas e visitantes ocíduos do local. Caso conheças mais sobre a gruta, poderá colaborar enviando para redacao@seligachapada.com.br

Comentários

Clique aqui para comentar sobre esta informação

Share.

About Author

Deixe uma resposta